Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8482
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Joaquim Sousapt
dc.contributor.authorSilva, Jailza Soraya Rodriguespt
dc.date.accessioned2012-05-08T09:33:48Z-
dc.date.available2012-05-08T09:33:48Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/8482-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações - Perfil de Sistemas de Informaçãopt
dc.description.abstractO objectivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia para implementação de um sistema de gestão da qualidade na AAC - Agência de Aviação Civil baseado na norma NP EN ISO 9001:2008. Este trabalho encontra-se dividido em 4 partes. Uma primeira parte que analise o estado da arte da qualidade, procurando a definição do conceito de qualidade, revelando-se a evolução histórica do mesmo, diversos modelos conceptuais expostos por diferentes especialistas da área, analisando a implementação dos sistemas de gestão da qualidade em Cabo Verde e no sector da regulação aeronáutica. Na segunda parte apresentam-se 5 modelos de gestão da qualidade: EFQM, CAF, Balanced Scorecard, Benchmarking e NP EN ISO 9001:2208, fazendo um comparação entre eles e justificando a escolha da norma NP EN ISO 9001:2208. Na terceira parte do trabalho é apresentada a norma e as suas bases, os oito princípios da qualidade e o ciclo PDCA dando especial ênfase ao princípio da abordagem por processos. Por último na vertente prática do trabalho, é descrito todo o processo de desenvolvimento de uma metodologia para a implementação do sistema de gestão da qualidade realçando-se as motivações para a sua aplicação, a forma de cumprimento dos requisitos evidenciados pelo referencial normativo.pt
dc.description.abstractThe aim of this work is to develop a methodology for implementing a quality management system in the CAA - Civil Aviation Administration based on the standard NP EN ISO 9001:2008. This work is divided into 4 parts. The first part examining the state of the art quality, looking for the definition of quality, revealing the historical evolution of the same, several conceptual models exposed by different experts in the field, analyzing the implementation of quality management systems in Cape green in the aeronautical sector regulation. The second part presents five models of quality management, EFQM, CAF, Balanced Scorecard, Benchmarking and NP EN ISO 9001:2208, making a comparison between them and justifying the choice of the standard NP EN ISO 9001:2208. The third part of the work presents the standard and their bases, the eight quality principles and the PDCA cycle with special emphasis on the principle of process approach. Finally in the practical work, we described the process of developing a methodology for the implementation of quality management system highlighting the motivations for their application, how to meet the requirements shown by the reference standard.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relationCooperação Portuguesapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia electrónicapt
dc.subjectGestão da qualidade - Normas - Cabo Verdept
dc.subjectSistemas de informação para a gestãopt
dc.titleDesenvolvimento de uma metodologia para implementação de um sistema de gestão da qualidade baseado na norma NP EN ISO 9001:2008pt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
248229.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.