Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/8011
Title: | Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura |
Author: | Marques, Sara Margarida Costa |
Advisor: | Sá, Cristina Manuela |
Keywords: | Ensino de línguas Ensino da leitura - Ensino básico 2º ciclo Métodos pedagógicos Compreensão da leitura Língua portuguesa Motivação dos alunos |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo visava determinar o papel que a ludicidade poderá
desempenhar no desenvolvimento de competências em compreensão na
leitura.
Com esta finalidade, procedeu-se à concepção e implementação de uma
intervenção didáctica, centrada na abordagem de uma obra de leitura integral,
de índole narrativa, com uma turma de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico,
recorrendo a uma metodologia de investigação-acção.
Foram recolhidos dados relativos às suas representações (através de
questionários) e ao seu desempenho (através de actividades centradas na
compreensão na leitura, realizadas a partir de textos narrativos), antes e
depois da intervenção didáctica.
A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu
concluir que os alunos registaram alguma melhoria em termos de
compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar
bastantes dificuldades na construção de inferências. Paralelamente, constatouse
uma evolução nas suas representações, que podemos associar a um
acréscimo da sua capacidade de meta-reflexão sobre o seu desempenho em
compreensão na leitura. The foreseen study aimed to determine the role that “ludic practices” could play in developing skills in reading comprehension. With this purpose, we proceeded to the conception and implementation of a didactic intervention focused on the approach of a full literature reading, of narrative character, with a group of basic education students from the 5th grade, using action-research. We collected data on their representations (through questionnaires) and their performance (through activities focused on reading comprehension of narrative texts), before and after the didactic intervention. The content analysis of these data and the comparison of results indicated that students showed some improvement in terms of reading comprehension at various levels, but continued to reveal many difficulties in constructing inferences. In parallel, there was an evolution in their representations that can be associated to the increasing capacity of meta-reflection on their performance regarding reading comprehension. |
Description: | Mestrado em Didáctica - Línguas para Educadores de Infância e Professores do 1º e 2º CEB |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8011 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
247567.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.