Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/7782
Title: | Avaliação por simulação da comunicação entre veículos |
Author: | Coelho, Luís Carlos da Silva |
Advisor: | Sargento, Susana Marques, Victor |
Keywords: | Engenharia electrónica Sistemas de comunicação - Veículos Sistemas de comunicação móveis Sistemas de comunicação sem fios |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Numa rede veicular, a densidade de veículos (com o tipo de comunicação
IEEE 802.11p) que formam a rede veicular será um dos pontos chave para o
sucesso da comunicação entre os mesmos. Nos cenários de auto-estrada, o
caso mais estudado ao longo desta dissertação, existe uma grande
probabilidade de a rede veicular se encontrar desligada, ou seja, de não existir
um caminho entre veículos sempre ao alcance, o que diminuirá a viabilidade e
qualidade das comunicações.
Para melhorar a comunicação nestes cenários podem ser integradas na rede
estações fixas, conhecidas por Road Side Units (RSUs). A utilização de RSUs
permite melhorar as comunicações entre veículos conseguindo reduzir,
essencialmente, o atraso na entrega das mensagens, pois pretende-se que
essa inserção diminua a probabilidade de partição da rede entre os veículos.
Nesta Dissertação são idealizados e implementados no simulador ns-3
cenários diferentes, com diferentes densidades de veículos, que permitem
avaliar a influência das RSUs nas comunicações veiculares. Pelos resultados
apresentados, verifica-se que existe uma melhoria significativa nas
comunicações quando as RSUs estão ligadas através de rede fixa, por
exemplo a Ethernet. Com RSUs ligadas por redes sem fios, existe uma
melhoria significativa das comunicações, mas esta melhoria é inferior à
existente em cenários de RSUs ligadas por uma rede com fios. Quando as
RSUs se encontram desligadas, verifica-se que não existe grande melhoria e
as comunicações ficam mais instáveis.
Cada RSU tem um custo bastante elevado. Sendo assim, um dos desafios
desta Dissertação é o de conseguir melhorar, de facto, a comunicação entre os
veículos, mas reduzindo ao máximo o número de RSUs necessárias no
cenário, garantindo sempre essa melhoria nas comunicações. Ao longo do
trabalho desenvolvido verificou-se que o espaçamento ideal entre as RSUs,
para os testes realizados, é de 1800m. In a Vehicular network, the density of vehicles (enabled with the standard IEEE 802.11p) that form the network is one of the keys to the success of intervehicular communication. In highway scenarios, which will be the focus of this Master dissertation, the probability of having a disconnected vehicular network can be very high — in other words, the probability of having no paths within reach between vehicles can be very high, which hinders communication reliability. To improve the communication in these scenarios we can use infrastructure known as Road Side Units (RSUs). When we use RSUs as fixed points for communication in highways, we expect an enhancement on the network performance with an improvement on the propagation delay of messages between the disconnected vehicles. In this Dissertation, we idealized and implemented different scenarios in a network simulator (ns-3), with different densities of vehicles used to evaluate the influence of RSUs in inter-vehicular communication. The results show that, with RSUs interconnected by Ethernet, we have a significant improvement on the network performance. With RSUs interconnected by Wi-Fi, we also see improvements on the network performance, albeit less significant than those of the scenarios with RSUs connected by a wired network. When the RSUs are disconnected, we observe that there is no improvement and communications become unstable. Each RSU has a high cost; therefore, in this Dissertation, we need to minimize the distribution of RSUs while still providing a significant improvement on communications. In this work we have shown that the ideal spacing between the RSUs, in our tests, was of approximately 1800m. |
Description: | Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7782 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
244724.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.