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dc.contributor.advisorDias, Paulo Miguel de Jesuspt
dc.contributor.advisorMadeira, Joaquim João Estrela Ribeiro Silvestrept
dc.contributor.authorMorais, Bruno Daniel da Silvapt
dc.date.accessioned2012-03-27T11:12:06Z-
dc.date.available2012-03-27T11:12:06Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7517-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicaçõespt
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objectivo implementar um sistema de Realidade Aumentada num dispositivo móvel Android. Foram feitos alguns estudos dos diferentes sistemas de desenvolvimento existentes, de modo a facilitar o método de implementação. Posto isto, foi desenvolvido um sistema inicial em PC (Personal Compu- ter ), com o intuito de, posteriormente, este ser portado para que possa ser executado num dispositivo Android. Serão implementados dois sistemas distintos, sendo apresentada sua a arquitectura. Como qualquer sistema de Realidade Aumentada, a ele está associada uma detecção de um marcador e uma projecção de um objecto 3D, esperando que estes ocorram em tempo-real. Para tal, é usado um algoritmo de detecção, Speeded Up Robust Features (SURF), sendo posteriormente usado um algoritmo de optical ow de modo a obter mais baixo custo computacional. A projecção será feita, tendo em conta a estimação da posição do marcador. Sendo pretendido portar o código para um dispositivo Android, será necessá- rio recorrer a código nativo Android, surgindo a necessidade de documentar correctamente todo o processo de con guração necessário. Concluindo, com o trabalho desenvolvido conseguiu criar-se um sistema de Realidade Aumentada em PC, a decorrer em tempo-real. Por sua vez, num sistema Android alcançou-se uma correcta detecção de marcadores naturaispt
dc.description.abstractThis work aims the implementation of an Augmented Reality system for an Android mobile device. Several studies of the di erent existing development' systems were made in order to facilitate the implementation method. After that, an initial system was developed on PC (Personal Computer), with the intention of subsequently being ported to an Android device. It will be shown the architecture of two implemented systems. As any other Augmented Reality system, it is associated with a marker detection and a 3D projection, hoping that they occur in real-time. To this end, it is used a detection algorithm, Speeded Up Robust Features (SURF), and then an optical ow algorithm to obtain lower computational cost. The projection will made, considering the estimation of the marker position. Being necessary to use Android native code, will be documented throughout the setup process needed. Concluding, with this work we created an Augmented Reality system on PC. On Android system we're able to make a correct marker detection.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia electrónicapt
dc.subjectRealidade aumentadapt
dc.subjectSistemas de comunicação móveispt
dc.subjectTelefones celularespt
dc.subjectRealidade virtualpt
dc.subjectSistemas em tempo realpt
dc.subjectInterfaces de computadorpt
dc.titleRealidade aumentada em dispositivos móveispt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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