Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/7506
Title: | Gameful connectivism: social bookmarking no SAPO Campus |
Author: | Koch-Grünberg, Tim Theodor |
Advisor: | Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel Santos, Carlos Manuel das Neves |
Keywords: | Comunicação multimédia Ensino multimédia - Ensino superior - Aveiro (Portugal) E-learning Comunidades virtuais Serviços web Interacção homem-computador Videojogos |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A web moderna, ou web 2.0, assenta nos princípios de
abertura e participação dos seus utilizadores. A natureza
voluntária do uso de serviços da web 2.0, aliada à
dependência da participação por parte dos seus utilizadores,
leva a uma forte concorrência entre serviços semelhantes na
web. Esta concorrência leva à procura de novas formas de
diferenciação entre serviços.
Neste contexto surge a indústria de gamification, que procura
transferir elementos de videojogos a outros contextos para
aumentar o envolvimento dos utilizadores. Contudo, o
discurso desta indústria recente é alvo de fortes críticas de
profissionais de game design.
Neste trabalho de investigação apresenta-se tanto o discurso
da indústria de gamification como as suas críticas.
Assumindo que a abordagem atual da gamification assenta
numa compreensão limitada dos videojogos, parte-se para a
elaboração de um novo quadro concetual que possa guiar o
desenho da interação em ambientes web. Esta abordagem
fundamenta-se num levantamento bibliográfico da teoria do
game design.
O quadro concetual resultante é usado no desenho e
desenvolvimento de um serviço de social bookmarking no
Sapo Campus UA, uma plataforma de serviços web 2.0 para
contextos educativos, com o objetivo explícito de aumentar a
participação dos seus utilizadores na aplicação.
A utilidade do quadro concetual é avaliada com sessões de
teste com utilizadores do público-alvo do serviço.
Os resultados obtidos indicam que o game design pode
enriquecer o desenho da interação na web através da criação
de ciclos de ação com resultado claro e feedback positivo. The modern web, or web 2.0, is centred on the principles of openness and user participation. The voluntary use of web 2.0 services, together with the dependency on user participation, results in a strong competition. This situation gave rise to the gamification industry, which aims to bring elements of video games to other contexts in order to increase user engagement. However, professional game designers strongly criticize the discourse of this young industry. This dissertation presents the gamification industry's discourse and its major critics. Assuming that the current approach to gamification only holds a limited understanding of videogames, we seek to build a new conceptual model to be used in web interaction design. This approach is based in a review of game design literature. The resulting conceptual model is used in the design and development of a social bookmarking service for the Sapo Campus UA project, a web 2.0 platform for higher education, with the specific goal of increasing user participation. The modelʼs usefulness is evaluated through user tests with potential future users. The results of this study indicate that game design can assist web interaction design in the creation of user activity cycles with clear results and positive feedback. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7506 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_tim_final.pdf | 4.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.