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http://hdl.handle.net/10773/7266
Title: | O Didaktos OnLine: travessias digitais para uma cidadania reflexiva |
Author: | Nogueira, F. Moreira, A. Pedro, A. |
Keywords: | DidaktosOnLine Cidadania Flexibilidade cognitiva |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Instituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho. |
Abstract: | A sociedade actual, marcada por grandes transformações científico-tecnológicas, sociais e políticas, vê-se cada vez mais confrontada com a necessidade de reintroduzir ou acentuar a formação no domínio moral e cívico. Como agente por excelência de socialização das gerações, a escola desempenha um importante papel neste contexto, assumindo um peso cada vez maior com o alargamento do tempo de permanência das crianças nas escolas, assim como pelo próprio aumento da escolaridade. Contudo, a promoção da Cidadania não poderá constituir um espaço meramente teórico de transmissão de conhecimentos, regras e comportamentos, ou de clarificação de direitos e deveres. Formar cidadãos é sinónimo de análise e reflexão critica de experiências que permitam ao aluno captar o que é efectivamente o exercício da cidadania. É, portanto, imprescindível, a introdução de práticas educativas inovadoras, capazes de facilitar o desenvolvimento de competências, atitudes e valores favoráveis ao desempenho de tarefas cívicas devidamente adaptadas, quer à realidade e contexto sóciocultural onde a escola se situe, quer a cada nível de escolaridade (Fonseca, 2003: 10). A investigação que se pretende apresentar, visa o desenvolvimento, em colaboração, de um programa de Cidadania no âmbito da área curricular não disciplinar de Formação Cívica. Consideramos essencial que a concretização dos desafios de Cidadania integrem transdisciplinaridade, colaboração e inovação. Neste sentido o estudo a levar a cabo basear-se-á numa metodologia de investigação-acção para o desenvolvimento de um programa de formação cívica com o suporte da plataforma DidaktosOnLine. Esta ferramenta distribuída permite aos seus utilizadores desenvolverem a flexibilidade cognitiva, pela característica de ter sido concebida com base na apresentação e exploração de um mesmo caso através de múltiplas perspectivas conceptuais. Estruturado numa metodologia de ensino baseado em casos, o DidaktosOnLine vai de encontro às necessidades de uma verdadeira Educação para a Cidadania, na qual é essencial a análise, a discussão e a reflexão crítica de temas e experiências. Promover competências de Cidadania nos alunos e apoiar os docentes na concretização da área curricular não disciplinar de Formação Cívica, incentivando comportamentos colaborativos, são as principais finalidades deste projecto. Com a investigação que será levada a cabo pretende-se sobretudo promover um programa colaborativo de formação cívica, consequente e adequado aos objectivos de uma Educação para a Cidadania coerente e participativa. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7266 |
ISBN: | 978-972-8952-08-2 |
Appears in Collections: | DEP - Comunicações |
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