Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, F.pt
dc.contributor.authorMoreira, A.pt
dc.contributor.authorPedro, A.pt
dc.date.accessioned2012-03-14T11:18:48Z-
dc.date.available2012-03-14T11:18:48Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.isbn978-972-8952-08-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7266-
dc.description.abstractA sociedade actual, marcada por grandes transformações científico-tecnológicas, sociais e políticas, vê-se cada vez mais confrontada com a necessidade de reintroduzir ou acentuar a formação no domínio moral e cívico. Como agente por excelência de socialização das gerações, a escola desempenha um importante papel neste contexto, assumindo um peso cada vez maior com o alargamento do tempo de permanência das crianças nas escolas, assim como pelo próprio aumento da escolaridade. Contudo, a promoção da Cidadania não poderá constituir um espaço meramente teórico de transmissão de conhecimentos, regras e comportamentos, ou de clarificação de direitos e deveres. Formar cidadãos é sinónimo de análise e reflexão critica de experiências que permitam ao aluno captar o que é efectivamente o exercício da cidadania. É, portanto, imprescindível, a introdução de práticas educativas inovadoras, capazes de facilitar o desenvolvimento de competências, atitudes e valores favoráveis ao desempenho de tarefas cívicas devidamente adaptadas, quer à realidade e contexto sóciocultural onde a escola se situe, quer a cada nível de escolaridade (Fonseca, 2003: 10). A investigação que se pretende apresentar, visa o desenvolvimento, em colaboração, de um programa de Cidadania no âmbito da área curricular não disciplinar de Formação Cívica. Consideramos essencial que a concretização dos desafios de Cidadania integrem transdisciplinaridade, colaboração e inovação. Neste sentido o estudo a levar a cabo basear-se-á numa metodologia de investigação-acção para o desenvolvimento de um programa de formação cívica com o suporte da plataforma DidaktosOnLine. Esta ferramenta distribuída permite aos seus utilizadores desenvolverem a flexibilidade cognitiva, pela característica de ter sido concebida com base na apresentação e exploração de um mesmo caso através de múltiplas perspectivas conceptuais. Estruturado numa metodologia de ensino baseado em casos, o DidaktosOnLine vai de encontro às necessidades de uma verdadeira Educação para a Cidadania, na qual é essencial a análise, a discussão e a reflexão crítica de temas e experiências. Promover competências de Cidadania nos alunos e apoiar os docentes na concretização da área curricular não disciplinar de Formação Cívica, incentivando comportamentos colaborativos, são as principais finalidades deste projecto. Com a investigação que será levada a cabo pretende-se sobretudo promover um programa colaborativo de formação cívica, consequente e adequado aos objectivos de uma Educação para a Cidadania coerente e participativa.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho.pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDidaktosOnLinept
dc.subjectCidadaniapt
dc.subjectFlexibilidade cognitivapt
dc.titleO Didaktos OnLine: travessias digitais para uma cidadania reflexivapt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date2, 3 e 4 de Fevereiropt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.locationBraga.pt
degois.publication.title1º Congresso Internacional em Estudos da Criança Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais-
Appears in Collections:DEP - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Didaktos.pdfDocumento principal48.83 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.