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dc.contributor.advisorLopes, Maria da Conceição de Oliveirapt
dc.contributor.authorPereira, Joana Maria Ribeiropt
dc.date.accessioned2012-03-13T14:38:00Z-
dc.date.available2012-03-13T14:38:00Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7240-
dc.descriptionMestrado em Designpt
dc.description.abstractA dissertação que se apresenta tem por finalidade a elaboração de uma série de quinze programas de televisão, em animação em 2D, dirigida a crianças portadoras de asma, de 6 e 7 anos de idade. “Eu quero, eu posso, eu sou capaz!” é o título da série que se propõe e que orienta a elaboração da comunicação e linguagens dos personagens protagonistas da série, Rita e Pedro. Esta série pretende comunicar com este segmento dos públicos telespectadores; promover a compreensão da doença e ajudar as crianças a conviverem, positivamente, com a doença; influenciar a capacidade de interagirem consigo próprias, aprendendo e mudando os seus comportamentos e, através do conhecimento do seu corpo, assumirem o seu papel de protagonistas activas, nos cuidados de prevenção e tratamento, ganhando, assim uma maior confiança para enfrentar os sintomas e reforçar a auto-estima. Deste modo, o enquadramento teórico que sustenta a proposta desenvolvida na segunda parte situa diversos campos de estudos, o design, ilustração e animação 2D; a pragmática da comunicação, ludicidade e aprendizagem e os estudos sobre programação televisiva para crianças em Portugal e sobre as motivações e os interesses das crianças de 6 e 7 anos. Na segunda parte apresenta-se a proposta com destaque para a elaboração da linguagem visual dos personagens, cenários e conteúdos do primeiro programa sobre a temática da respiração.pt
dc.description.abstractThis paper has the purpose of elaborating a 2D animation television series of fifteen programs, directed to asthmatic children of 6 and 7 years old. “Eu quero, eu posso, eu sou capaz!” is the proposed series’ title that directs the communication and languages of the protagonists of the series, Rita and Pedro. This series intends to communicate with this particular viewers’ segment; to promote the comprehension of the disease and help children to live positively with it; influence the ability of interacting with themselves, learning and changing their behaviours and, through the knowledge of their own body, assuming their role as the active protagonists on the prevention and treatment cares, reaching a greater confidence to face the symptoms and reinforce their self-esteem. Like this, the theoretical framework that supports the proposal developed in the second part establishes various fields of study, the design, illustration and 2D animation; the pragmatic of communication, ludicity and learning and the studies about Portuguese television programming for children and the motivations and interests of 6 and 7 years old children. In the second part, the proposal is presented with emphasis on the elaboration of the visual language of the characters, scenery and contents of the first program on breathing.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesignpt
dc.subjectProgramas televisivospt
dc.subjectAnimaçãopt
dc.subjectComunicação audiovisualpt
dc.subjectComunicação da informaçãopt
dc.subjectProdução cinematográficapt
dc.subjectEducação para a saúdept
dc.subjectCrianças em idade escolarpt
dc.subjectAsmapt
dc.titleCompreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmáticapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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