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http://hdl.handle.net/10773/7240
Title: | Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática |
Author: | Pereira, Joana Maria Ribeiro |
Advisor: | Lopes, Maria da Conceição de Oliveira |
Keywords: | Design Programas televisivos Animação Comunicação audiovisual Comunicação da informação Produção cinematográfica Educação para a saúde Crianças em idade escolar Asma |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A dissertação que se apresenta tem por finalidade a elaboração de uma série
de quinze programas de televisão, em animação em 2D, dirigida a crianças
portadoras de asma, de 6 e 7 anos de idade. “Eu quero, eu posso, eu sou
capaz!” é o título da série que se propõe e que orienta a elaboração da
comunicação e linguagens dos personagens protagonistas da série, Rita e
Pedro. Esta série pretende comunicar com este segmento dos públicos
telespectadores; promover a compreensão da doença e ajudar as crianças a
conviverem, positivamente, com a doença; influenciar a capacidade de
interagirem consigo próprias, aprendendo e mudando os seus
comportamentos e, através do conhecimento do seu corpo, assumirem o seu
papel de protagonistas activas, nos cuidados de prevenção e tratamento,
ganhando, assim uma maior confiança para enfrentar os sintomas e reforçar a
auto-estima.
Deste modo, o enquadramento teórico que sustenta a proposta desenvolvida
na segunda parte situa diversos campos de estudos, o design, ilustração e
animação 2D; a pragmática da comunicação, ludicidade e aprendizagem e os
estudos sobre programação televisiva para crianças em Portugal e sobre as
motivações e os interesses das crianças de 6 e 7 anos. Na segunda parte
apresenta-se a proposta com destaque para a elaboração da linguagem visual
dos personagens, cenários e conteúdos do primeiro programa sobre a
temática da respiração. This paper has the purpose of elaborating a 2D animation television series of fifteen programs, directed to asthmatic children of 6 and 7 years old. “Eu quero, eu posso, eu sou capaz!” is the proposed series’ title that directs the communication and languages of the protagonists of the series, Rita and Pedro. This series intends to communicate with this particular viewers’ segment; to promote the comprehension of the disease and help children to live positively with it; influence the ability of interacting with themselves, learning and changing their behaviours and, through the knowledge of their own body, assuming their role as the active protagonists on the prevention and treatment cares, reaching a greater confidence to face the symptoms and reinforce their self-esteem. Like this, the theoretical framework that supports the proposal developed in the second part establishes various fields of study, the design, illustration and 2D animation; the pragmatic of communication, ludicity and learning and the studies about Portuguese television programming for children and the motivations and interests of 6 and 7 years old children. In the second part, the proposal is presented with emphasis on the elaboration of the visual language of the characters, scenery and contents of the first program on breathing. |
Description: | Mestrado em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7240 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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