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http://hdl.handle.net/10773/5526
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ramos, Fernando | pt |
dc.contributor.author | Batista, João | pt |
dc.contributor.author | Morais, Salomé | pt |
dc.date.accessioned | 2012-01-27T13:22:13Z | - |
dc.date.available | 2012-01-27T13:22:13Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/5526 | - |
dc.description.abstract | As Instituições do Ensino Superior (IES), como centros de ensino avançado e de produção de conhecimento, são entidades vitais para todas as sociedades. As IES são tradicionalmente resistentes à mudança, dado que, por força do hábito de utilização do método científico de suporte à produção de conhecimento, a adopção de novas práticas passa por um processo complexo com uma tipologia semelhante a uma investigação-acção. Este processo frequentemente envolve sucessivas e recursivas fases de formulação de hipóteses, trabalho empírico de implementação e de recolha de evidências sobre os resultados obtidos, tendo por base as hipóteses formuladas, análise crítica desses resultados e incorporação das conclusões nas seguintes fases do processo. A adopção das novas Tecnologias da Comunicação – novos media – no Ensino Superior, tem vindo a propiciar alterações muito significativas dos métodos de trabalho de suporte ao ensino e à aprendizagem. Os resultados obtidos são encorajadores, dado que permitem a utilização eficaz de novas abordagens pedagógicas que promovem a participação activa e a autonomia dos estudantes. No entanto, há muitas questões para as quais ainda não existem respostas satisfatórias, como é o caso de saber se essa maior autonomia corresponde, de facto, a melhores aprendizagens com impacto mais alargado na futura vida académica e/ou profissional do estudante ou quais as (novas?) competências de que os docentes e os estudantes devem dispor para terem sucesso com essas novas estratégias metodológicas. Esta comunicação discutirá o problema da utilização das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior, centrando-se na identificação das principais tecnologias em utilização em geral, e em Portugal em particular, e na caracterização do uso que lhes é dado pelas instituições, pelos docentes e também pelos estudantes. Os dados apresentados resultam de um projecto de investigação em curso, iniciado em 2009, que está dando suporte a duas teses de doutoramento. No âmbito deste projecto foram validados dados recolhidos de docentes (n = 639), de alunos (n = 2207) e de responsáveis institucionais (n = 31) do Ensino Superior Público de Portugal. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Lusocom | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Tecnologias da comunicação | pt |
dc.subject | Ensino superior | pt |
dc.title | Novos medias e novas práticas no Ensino Superior: como as Tecnologias da Comunicação estão contribuindo para mudar as nossas universidades | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.publicationstatus | in publication | pt |
ua.event.date | 2-4 Agosto, 2011 | pt |
ua.event.type | congress | pt |
degois.publication.title | IX Lusocom-Congresso Lusófono das Ciências da Comunicação | - |
Appears in Collections: | DigiMedia - Comunicações |
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Artigo_Fernando_Ramos_v2.pdf | 99.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
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