Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4881
Title: | Ludicidade na comunicação da ciência |
Author: | Vagos, Filipe Manuel Dias |
Advisor: | Lopes, Maria da Conceição de Oliveira |
Keywords: | Ensino das ciências Comunicação Meios audiovisuais Ludicidade Estratégias de aprendizagem |
Defense Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A dissertação apresenta um estudo de caso, exploratório, qualitativo e
compreensivo realizado num contexto situacional de aprendizagens
extracurriculares mediatizadas por um artefacto fílmico de 3 dimensões.
Demonstra como um médium de comunicação 3 dimensões promove o
desenvolvimento da aprendizagem do conceito científico eclipse de um grupo
de 39 sujeitos-alvo, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos.
Previamente identificados os pré-requisitos e as concepções que os sujeitosalvo
possuíam acerca do conceito científico eclipse procedeu-se à intervenção
mediatizada da comunicação dos conceitos científicos, tendo-se
posteriormente avaliado, através da aplicação do instrumento-inquérito, que
aprendizagens e que mudanças ocorreram nos modos de pensar dos sujeitosalvo
da estratégia de comunicação e de experiência. Os resultados obtidos nos
dois grupos diferenciam-se quanto: a) ao nível de conceptualização e b) da
natureza da aprendizagem realizada e c) da estratégia da ludicidade do
contexto situacional. Perante as diferenças encontradas nos resultados
salienta-se a importância que o médium 3 dimensões pode representar junto
dos sujeitos-alvo do estudo como promotor das aprendizagens científicas,
mediatizadas em formato fílmico 3D, bem como a sua possível aplicação a
outros contextos situacionais e sujeitos-alvo com diferenciada capacidade de
abstracção e generalização. The dissertation reports an exploratory, qualifying, comprehensive case study developed in a media learning context by means of a three-dimension film. It makes evident how a three-dimension medium promotes the development of learning of the scientific concept of “eclipse” in an extra-curricula real life context with a group of 39 individuals, aged between 10-12. The prerequirements and the concepts about “eclipse” were diagnosed in the individuals target about the scientific concept of “eclipse” and after that it happened the media presentation of the scientific concepts having been done the evaluation by a quest and documental analysis, the learning and the changes that occurred in the way of thinking of the individuals target of the presentation strategy and experience. The results of both groups were different in relation to: a) level of conceptualization; b) nature of the achieved learning; c) lucidity of strategy of the situation context. Face to the differences met in the results, it’s important to value what the three-dimension medium represents to the target of the study as the promoter of scientific learning, in film support, as well as the possible use with other publics, with different degrees of abstraction and generalization. |
Description: | Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4881 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007000741.pdf | 3.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.