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dc.contributor.advisorBenta, Agostinho António Rocha Correia e Almeida da-
dc.contributor.authorAlmeida, Rui Miguel Sousapt
dc.coverage.spatialAveiropt
dc.date.accessioned2011-12-27T15:22:26Z-
dc.date.available2011-12-27T15:22:26Z-
dc.date.issued2009pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/4819-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Civilpt
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade investigar formas de estabilização de solos dunares da região de Mira, com vista à sua aplicação em camadas de leito de pavimentos rodoviários. A razão da existência deste estudo, prende-se essencialmente com a necessidade de se procurarem soluções que permitam melhorar as características do solo, de modo que este seja capaz de suportar as cargas aplicadas sem deformação excessiva, mantendo assim a sua resistência e estabilidade mecânica. Com vista a avaliar as técnicas de estabilização na melhoria das propriedades mecânicas do solo, procedeu-se à caracterização do solo através de ensaios de granulometria, equivalente de areia, e azul-de-metileno, posteriormente, realizaram-se também ensaios de caracterização da resposta mecânica do solo (compactação, CBR, compressão simples e compressão diametral). Para perceber qual o efeito da estabilização, numa hipotética estrutura de pavimento, fez-se o dimensionamento de uma estrutura para cada um dos teores de cimento. Por fim são apresentadas as conclusões e apontam-se sugestões para trabalhos futuros.pt
dc.description.abstractThe propose of the present work is to explore ways of stabilization of soils with cement in the region of Mira, which can be applied on layers of subgrade in road pavements. This study is essential since there is a current need for solutions to improve the features of a soil in a way that it can be able to support applied loads without excessive deformation holding is resistance and mechanical stability. To assess the techniques used on the stabilization of a soil on the improved of it mechanical features was made the characterization of the soil thought the granulometry, equivalent sand, methylene blue and than the following tests were made, Proctor, CBR, simple compression and diametral compression. Was performed the sizing of a structure of pavement for each one of the levels of cement to see which one is more appropriated. In the end there were presented the conclusions and advices to future studies.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000230147pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia civilpt
dc.subjectPavimentos rodoviáriospt
dc.subjectEstabilização dos solospt
dc.subjectSolos arenosospt
dc.subjectGeotecniapt
dc.titleEstabilização de areias monogranulares para fins rodoviários : estudo aplicado à região de Mirapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelMestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

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