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Título: Estabilização de areias monogranulares para fins rodoviários : estudo aplicado à região de Mira
Autor: Almeida, Rui Miguel Sousa
Orientador: Benta, Agostinho António Rocha Correia e Almeida da
Palavras-chave: Engenharia civil
Pavimentos rodoviários
Estabilização dos solos
Solos arenosos
Geotecnia
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade investigar formas de estabilização de solos dunares da região de Mira, com vista à sua aplicação em camadas de leito de pavimentos rodoviários. A razão da existência deste estudo, prende-se essencialmente com a necessidade de se procurarem soluções que permitam melhorar as características do solo, de modo que este seja capaz de suportar as cargas aplicadas sem deformação excessiva, mantendo assim a sua resistência e estabilidade mecânica. Com vista a avaliar as técnicas de estabilização na melhoria das propriedades mecânicas do solo, procedeu-se à caracterização do solo através de ensaios de granulometria, equivalente de areia, e azul-de-metileno, posteriormente, realizaram-se também ensaios de caracterização da resposta mecânica do solo (compactação, CBR, compressão simples e compressão diametral). Para perceber qual o efeito da estabilização, numa hipotética estrutura de pavimento, fez-se o dimensionamento de uma estrutura para cada um dos teores de cimento. Por fim são apresentadas as conclusões e apontam-se sugestões para trabalhos futuros.
The propose of the present work is to explore ways of stabilization of soils with cement in the region of Mira, which can be applied on layers of subgrade in road pavements. This study is essential since there is a current need for solutions to improve the features of a soil in a way that it can be able to support applied loads without excessive deformation holding is resistance and mechanical stability. To assess the techniques used on the stabilization of a soil on the improved of it mechanical features was made the characterization of the soil thought the granulometry, equivalent sand, methylene blue and than the following tests were made, Proctor, CBR, simple compression and diametral compression. Was performed the sizing of a structure of pavement for each one of the levels of cement to see which one is more appropriated. In the end there were presented the conclusions and advices to future studies.
Descrição: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/4819
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

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