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http://hdl.handle.net/10773/4776
Title: | O processo supervisivo na formação em contexto de trabalho : um estudo no contexto dos cursos de especialização tecnológica do programa Aveiro Norte |
Author: | Inocentes, Elisabete Maria Guimarães Soares dos |
Advisor: | Loureiro, Maria João de Miranda Nazaré Sá-Chaves, Idália da Silva Carvalho |
Keywords: | Supervisão Cursos tecnológicos Ensino profissional |
Defense Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O Programa Aveiro Norte (PAN) resulta de uma intervenção da Universidade
de Aveiro a norte do distrito de Aveiro com o objectivo de promover o reforço
do ensino superior orientado para a formação inicial politécnica, formação
especializada e requalificação profissional. Uma das suas iniciativas foi a
implementação de Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s), cursos de
formação pós-secundária de curta duração, com formação
científico-tecnológica e sócio-cultural, em sala de aula durante um ano,
complementada com formação em contexto de trabalho (FCT). O nosso
objecto de estudo é o processo supervisivo da FCT nesta envolvência (os
CET’s do PAN).
Este estudo surge como aprofundamento de um estudo piloto sobre o mesmo
objecto de estudo que foi realizado para a Disciplina de Supervisão do
Mestrado em Supervisão da Universidade de Aveiro, no ano lectivo 2003/4, e
articula-se com outros, em particular um de doutoramento (Pereira, 2006). Este
último, mais abrangente conceptualmente e temporalmente, intercepta-se com
o nosso em virtude de o seu objecto de estudo serem os CET’s do PAN.
As questões do nosso projecto de investigação emergiram do estudo piloto a
que aludimos anteriormente, onde auscultámos expectativas sobre a FCT da
primeira edição dos CET’s no âmbito do PAN. Pretende-se, no presente
estudo, encontrar respostas para as seguintes questões de investigação: (i)
Qual(ais) o(s) modelo(s) de supervisão subjacente(s) à FCT neste contexto?
(ii) As expectativas expressas pelos alunos, aquando do estudo piloto,
concretizaram-se? (iii) Quais os pontos de convergência e de divergência nas
concepções de supervisão percepcionadas pelos diferentes intervenientes no
processo supervisivo? (iv) Quais os pontos fortes e fracos, as oportunidades e
as ameaças do processo supervisivo?
Relativamente à metodologia, optou-se por uma abordagem do tipo qualitativo,
que permitiu, numa perspectiva holística, uma melhor compreensão do
processo supervisivo na FCT. Para a recolha de dados valemo-nos, de forma
pragmática, de instrumentos quer de natureza quantitativa (questionários) quer
de natureza qualitativa (entrevistas), articulando-os sempre que tal se revelou
enriquecedor da compreensão.
Concluiu-se que o modelo de supervisão para o qual apontam os diferentes
intervenientes é o integrador na acepção de Sá-Chaves (1994) e que as
expectativas expressas pelos alunos se concretizaram em diferentes graus
para os três CET’s em estudo. Embora tenha existido, maioritariamente,
convergência de concepções de supervisão existiu também alguma
divergência, nomeadamente nas percepções entre CET´s e entre
participantes. O estudo permitiu igualmente destacar (de entre outros): (i)
como pontos fortes do processo supervisivo, no contexto em estudo, os apoios
(nomeadamente pedagógico e técnico) à FCT; (ii) como pontos fracos a
selecção efectuada das entidades de acolhimento em que a FCT se efectuou
(empresas cooperantes); (iii) como oportunidades a zona geográfica de
inserção do PAN (industrial); (iv) e, como ameaças a variedade das realidades
profissionais dos formandos.
Pretende-se com a disponibilização deste estudo à comunidade educativa do
PAN, sob os auspícios do “efeito multiplicador da diversidade” contribuir para
um “processo de estimulação recíproca” (Sá-Chaves, 2000a, p.195) e permitir
que o processo de aprendizagem em que o PAN se inscreve não pare.
São apontadas algumas sugestões para investigação futura no âmbito da FCT,
dos CET’s e do PAN, dado conforme Sá-Chaves (2000a) ser precisamente
pelo conhecimento produzido através dos processos investigativos que a
possibilidade de inovação pode ocorrer e legitimar-se. The “Programa Aveiro-Norte” (PAN) is a programme of the University of Aveiro for the North of the district. It aims to promote polytechnic courses giving students a specialized professional development or a professional re-qualification. One of its initiatives was to implement short term Degrees on Technological Specialization (CET) for students and professionals who already finished the secondary school. In these courses, students follow a set of disciplines in the first year on scientific, technological, social and cultural areas, complemented, in the second one, with professional development in working context (FCT). Our object of study is the supervision process of the FCT in the frame of the CET’s in the PAN. This project emerges upon a deepening process of a pilot study with the same object, produced in the context of the Discipline of Supervision, of our Master’s Degree in Supervision, in 2003/4. It is also connected with other studies, namely with a PhD work (Pereira, 2006). This last work, more profound and larger in conception and in time, intercepts the present one in its case study, the CET’s of the PAN. The research questions raised-up in this project follow the answers to the questions defined in a pilot study, carried out during the discipline of Supervision, of our Master’s Degree, were we searched the understanding of the expectations about the FCT of the first CET edition under PAN. During the present study, our purpose was to find answers to the following questions: (i) what models of supervision can we find for the FCT in the first edition of the CET’s, of the PAN? (ii) Were the student’s expectations, expressed in the pilot study, realized? (iii) Which points of agreement, and also of disagreement, on the supervision conceptions are perceived by the different participants in the supervision process? (iv) What weaknesses, strengths, threats and opportunities this supervision process embodies? Referring to the methodology adopted, the option was on a qualitative approach, which allowed, under a holistic perspective, a better understanding of the supervision process of the FCT. For the data collection, we used instruments of either qualitative (interviews) or quantitative (questionnaires) nature, crossing the results whenever necessary to a richer understanding. The conclusions were that the supervision model pointed out by the different participants was of the integrative type, on Sá-Chaves (1994) assumption, and that the expectations expressed by the students were realized in different degrees for the three CET’s under study. Although there were converging supervision conceptions, it could also be observed some diverging ones, namely among CET’s and among participants. This study also put in evidence, among others: (i) as a strength of the supervision process, of the studied context, the supporting means (namely pedagogic and technical); (ii) as weaknesses, the selection of the cooperative entities in which FCT occurred; (iii) as opportunities the geographical area where PAN is inserted (industrial); (iv) and as threats the different professional realities of the students. We hope that the presentation of this study to the educational community of PAN will contribute to a “mutual stimulation process” under the influence of the “multiplier effect of diversity” (Sá-Chaves, 2000a, p.195) and allow a continuous development of the learning process that PAN envisages. Some future investigation ideas are pointed for the FCT and for the CET’s of the PAN, because, according to Sá-Chaves (2000a) it is precisely by the produced knowledge through investigative processes that the innovation can occur and became legitimised. |
Description: | Mestrado em Supervisão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4776 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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