Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4662
Title: Avaliação da qualidade da água na Pateira de Fermentelos: caso de estudo na àrea de Projecto
Author: Almeida, Ana Sofia Rodrigues Lopes de
Advisor: Gonçalves, Fernando
Keywords: Zonas costeiras
Qualidade da água - Avaliação - Pateira de Fermentelos (Portugal)
Educação ambiental - Ensino básico 3º ciclo
Defense Date: 2006
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Uma das novas propostas da reorganização curricular do Ensino Básico foi a implementação de uma área curricular não disciplinar denominada Área de Projecto, que aspira o desenvolvimento de projectos através da articulação de várias áreas curriculares, procurando a pesquisa e a intervenção em problemas ou temas, que vão de encontro aos interesses ou necessidades dos estudantes. No âmbito do tema “Sustentabilidade na Terra”, estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico desenvolveram um projecto relativo à “Pateira de Fermentelos”. Esta lagoa encontra-se inserida na bacia hidrográfica do rio Vouga, na zona centro de Portugal. Actualmente, esta lagoa está a ser afectada por diversos problemas de poluição e eutrofização, devido, sobretudo à industrialização e às práticas agrícolas, que contribuem para o enriquecimento da água em nutrientes. Este processo culmina na enorme quantidade de Eichhornia crassipes (Mart.) Solms, uma planta infestante em Portugal, que em alguns anos, chega a cobrir todo o espelho de água, afectando a qualidade da água e todas as espécies autóctones. Preocupados com esta problemática, os estudantes começaram por investigar aspectos relativos à geomorfologia, biologia, actividades locais e história regional. O desenvolvimento do projecto incluiu actividades no exterior da escola, para um maior contacto com a problemática em estudo, e em sala de aula, de modo a formularem questões-problema e metodologias, numa tentativa de resolver ou atenuar alguns dos problemas que afectam a “Pateira de Fermentelos”. O projecto culminou com campanhas de sensibilização públicas para a comunidade escolar. Paralelamente pretendeu-se avaliar os efeitos da presença de Eichhornia crassipes em três espécies de algas (Chlorella vulgaris, Pseudokirchneriella subcapitata e Pandorina morum), bem como em duas espécies de cladóceros (Daphnia magna e Daphnia longispina). Os procedimentos experimentais foram realizados utilizando diluições sucessivas de amostras de água colhidas em dois locais na Pateira de Fermentelos: um local coberto por um tapete de E. crassipes e um outro livre de E. crassipes. Ambas as amostras de água foram analisadas relativamente a parâmetros fisico-químicos gerais. De um modo geral, verificou-se o mesmo padrão de respostas para as espécies de algas: o seu crescimento foi significativamente inibido pelos dois tipos de águas. Por outro lado, o crescimento dos cladóceros foi estimulado pelos dois tipos de águas, sendo este facto mais notório na água livre de jacintos. Os resultados sugerem que a disponibilidade de nutrientes e a presença de E. crassipes condicionam as respostas das algas e dos cladóceros.
One of the new proposals of the curricular reorganization of the Basic School was the implementation of a non disciplinary curricular area named “Área de Projecto”, which aspires to develop projects through the articulation of several curricular areas, and moves around research and intervention on problems or themes, that are coincident with the students’ needs or interests. In the context of the organizing theme “Earth Sustainability”, students of the eight grade of the Basic School have developed an environmental project concerning the “Pateira de Fermentelos”. This lake is inserted in the Vouga river hydrographical basin, in the central zone of Portugal. Nowadays, this lake is being affected by several problems of pollution and eutrophication especially due to the industrialization and agricultural practices, which contribute to the enrichment of the water’s nutrients. This process culminates with the huge amount of Eichhornia crassipes (Mart.) Solms, an infesting plant in Portugal that, in some occasions, covers the entire water surface, depletes the water quality and affects all endemic species. Concerned with this problem, the students started to investigate aspects concerning geomorphology, biology, local activities and local history. This project as also included outdoor activities to a closer contact with the problem. In the classroom they formulated problem-questions and methodologies in an attempt to solve or attenuate some of the problems that affect the “Pateira de Fermentelos”. The project had its upheaval with environmental public campaigns for the school community. This study also deals with the effects of the presence of Eichhornia crassipes in three green algae species (Chlorella vulgaris, Pseudokirchneriella subcapitata and Pandorina morum), as well as in two cladocerans species (Daphnia magna and Daphnia longispina). The experiments were performed by using successive dilutions of water samples collected in two places of this Portuguese shallow lake: one with E. crassipes bed and another free of E. crassipes. Both water samples were characterized according to general physical and chemical parameters. In general, the same pattern of responses was verified within the algae responses: growth was significantly inhibited by both water samples. On the other hand, the growth of cladocerans was stimulated by both water samples, being it more noticeable in the hyacinth free water. The results suggest that the availability of nutrients and the presence of E. crassipes condition the algae and cladocerans responses.
Description: Mestrado em Ciências das Zonas Costeiras
URI: http://hdl.handle.net/10773/4662
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DBio - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
209074.pdf8.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.