Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCampos, Guilhermept_PT
dc.contributor.advisorVieira, José Manuel Netopt_PT
dc.contributor.authorRebelo, Gonçalo Augusto Bentopt_PT
dc.date.accessioned2024-05-07T14:20:30Z-
dc.date.available2024-05-07T14:20:30Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/41834-
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é o desenvolvimento de um kit de medição de respostas impulsionais acústicas. Assim, começa pelo estudo dos fenómenos acústicos no interior de salas e como estes estão relacionados com a psicoacústica, isto é, a perceção sonora do ouvinte. De seguida, são apresentados e discutidos vários métodos de obtenção de resposta impulsional acústica, propostos na literatura. As normas que regulam as medições de respostas impulsionais em salas preconizam a utilização de um fonte sonora omnidirecional. Neste sentido foi projetada e construída uma coluna dodecaédrica, cuja direcionalidade foi avaliada e validada experimentalmente. Como parte integrante do kit foi desenvolvida uma aplicação em MATLAB capaz de obter respostas impulsionais e através delas calcular os parâmetros acústicos caracterizantes do espaço. O kit desenvolvido é então utilizado para analisar acusticamente dois auditórios da Universidade de Aveiro. O valor dos parâmetros acústicos calculados com as medições efetuadas são comparados com resultados obtidos através do software REW e com estudos prévios nos mesmos espaços. O erro encontrado para as duas comparações é reduzido, validando assim o kit desenvolvido. Os parâmetros acústicos relativos aos dois auditórios revelam uma inadequação de qualidade acústica para a sua finalidade. Principalmente em termos de inteligibilidade do discurso.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is the development of an acoustic impulse response measurement kit. It begins with an examination of acoustic phenomena within enclosed spaces and their connection to psychoacoustics, i.e., the auditory perception of the listener. Subsequently, various methods for acquiring acoustic impulse responses, as proposed in the literature, are presented, and discussed. Standards governing impulse response measurements in enclosed spaces recommend the use of an omnidirectional sound source. In this context, a dodecahedral loudspeaker was designed and constructed, and its directivity characteristics were experimentally evaluated and validated. As an integral part of the kit, a MATLAB application was developed to obtain impulse responses and, through them, compute acoustic parameters characterizing the space. The developed kit is then employed to acoustically analyze two auditoriums at the University of Aveiro. The values of the acoustic parameters calculated from the measurements are compared with results obtained using the REW software and previous studies in the same spaces. The error found in both comparisons is low, thus validating the developed kit. The acoustic parameters for the two auditoriums reveal an inadequacy in acoustic quality for their intended purpose, particularly in terms of speech intelligibility.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAcústica de salaspt_PT
dc.subjectPsicoacústicapt_PT
dc.subjectTempo de reverberaçãopt_PT
dc.subjectOmnidirecionalidadept_PT
dc.subjectColuna dodecaédricapt_PT
dc.titleKit de medição de respostas impulsionais acústicaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Engenharia de Automação Industrialpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Gonçalo_Rebelo.pdf3.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.