Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/41748
Título: O contributo da literatura infantil para a sensibilização e valorização da diversidade na educação pré-escolar
Autor: Glória, Andreia Filipa dos Santos
Orientador: Tomaz, Ana Carlota
Palavras-chave: Educação para a cidadania
Diversidade
Cultura
Expressões de género
Literatura infantil
Data de Defesa: 15-Dez-2023
Resumo: O fenómeno da globalização originou diversas mudanças que ocorreram de uma forma acelerada. A par disto, o mundo passou a estar mais interligado, tornando-se mais complexo. Neste sentido, esta nova visão global do mundo conduziu à emergência de um novo conceito de cidadania. Perante esta nova realidade, o contexto educativo, tendo uma função social e educadora, teve de encontrar soluções para se adaptar de forma a conseguir garantir às crianças/aos alunos as competências, isto é, conhecimentos, capacidades, atitudes e valores necessárias para que estes sejam capazes de compreender e respeitar a complexidade do mundo que os rodeia. Assim, as sociedades atuais são marcadas pela diversidade e, consequentemente, o contexto educativo depara-se com um público escolar cada vez mais heterogéneo. Enquanto futuras profissionais da educação, importa-nos compreender, aceitar e responder de forma positiva a esta pluralidade de identidades para que consigamos formar cidadãos globais respeitadores da diversidade. Sendo a educação pré-escolar a primeira etapa da educação básica, é essencial que ao longo desta o educador inicie a promoção da educação para a cidadania, de forma a que as crianças se desenvolvam e se construam, tanto como seres individuais como sociais, com os valores e atitudes de cidadania. Para isto, o educador deve recorrer a diversas estratégias e recursos pedagógicos apelativos. Neste sentido, importa destacar a literatura infantil como um excelente recurso didático, pois, normalmente, as crianças gostam de ouvir histórias nesta etapa da vida, mas também temos de realçar o seu papel no desenvolvimento da criança. Deste modo, face a esta problemática, o presente Relatório Final de Estágio pretende dar a conhecer um Projeto de Intervenção e Investigação (PII), desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada, que tem como principal objetivo compreender quais os contributos da literatura infantil na sensibilização e valorização da diversidade, num grupo de crianças de educação pré-escolar. Para isto, definiram-se os seguintes objetivos: i) consciencializar para a diversidade existente no mundo através do contacto com diversas realidades; ii) sensibilizar para a importância da diversidade (cultural e de expressões de género) e a sua valorização; iii) promover atitudes de respeito pela diversidade cultural e a identidade de género; iv) estimular o desenvolvimento de valores como a empatia, respeito e igualdade; v) promover o gosto pela literatura infantil; vi) motivar as famílias a envolverem-se nas atividades. Para atingirmos estes objetivos recorremos a uma metodologia de investigação de índole qualitativa e exploratória com características de Investigação – Ação. No processo de recolha de dados para a nossa investigação, ao longo do Projeto, optámos por recorrer a uma observação participante através das notas de campo e da áudio gravação de todas as sessões desenvolvidas, constituindo-se como fontes de informação complementar. No fim do Projeto, recorremos a um inquérito por entrevista realizado às crianças e à orientadora cooperante, sendo ambas fontes de informação principal. Assim, as transcrições das entrevistas realizadas tornaram-se o nosso corpus de análise e foram sujeitas a uma análise de conteúdo para que nos fosse possível analisar e interpretar os dados recolhidos com a finalidade de compreendermos se as atividades desenvolvidas no âmbito do nosso PII nos permitiram atingir os objetivos propostos. Neste sentido, a análise de dados recolhidos revelou que as crianças efetivamente ficaram mais consciencializadas para a diversidade, bem como compreenderam a necessidade de a valorizar. A par disto, a literatura infantil demonstrou constituir-se como um recurso didático potencializador para que isso acontecesse. Além disto, o desenvolvimento deste PII também contribuiu para o nosso crescimento pessoal e profissional, dando-nos ferramentas essenciais para o futuro enquanto cidadãs, mas também como futuras educadoras/professoras que pretendem preparar cidadãos para um exercício de cidadania plena.
The phenomenon of globalisation has led to a number of changes that have taken place at an accelerated pace. At the same time, the world has become more interconnected and more complex. This new global vision of the world has led to the emergence of a new concept of citizenship. Faced with this new reality, the educational context, having a social and educating function, has had to find solutions to adapt in order to guarantee children/students the competences, i.e. knowledge, skills, attitudes and values necessary for them to be able to understand and respect the complexity of the world around them. Today's societies are marked by diversity and, consequently, the educational context is faced with an increasingly heterogeneous school public. As future education professionals, it is important for us to understand, accept and respond positively to this plurality of identities so that we can train global citizens who respect diversity. As pre-school education is the first stage of basic education, it is essential that throughout it the teacher starts to promote citizenship education, so that children develop and build themselves, both as individuals and social beings, with the values and attitudes of citizenship. To do this, educators must use a variety of appealing teaching strategies and resources. In this sense, it's important to highlight children's literature as an excellent teaching resource, as children usually enjoy listening to stories at this stage of their lives, but we must also emphasise its role in the child's development. In view of this problem, this Final Internship Report aims to present an Intervention and Research Project (IRP), developed as part of the Supervised Pedagogical Practice curricular unit, whose main objective is to understand the contributions of children's literature in raising awareness and valuing diversity in a group of pre-school children. To this end, the following objectives were defined: i) to raise awareness of the diversity that exists in the world through contact with different realities; ii) to raise awareness of the importance of diversity (cultural and gender expressions) and its appreciation; iii) to promote attitudes of respect for cultural diversity and gender identity; iv) to encourage the development of values such as empathy, respect and equality; v) to promote a love for children's literature; vi) to motivate families to get involved in the activities. In order to achieve these objectives, we used a qualitative and exploratory research methodology with Action Research characteristics. In the process of collecting data for our research, throughout the project we opted to use participant observation through field notes and audio recordings of all the sessions, which were complementary sources of information. At the end of the project, we used an interview survey of the children and the co-operating supervisor, both of which were the main sources of information. Thus, the transcripts of the interviews became our corpus of analysis and were subjected to a content analysis so that we could analyse and interpret the data collected in order to understand whether the activities developed within the scope of our IRP enabled us to achieve the proposed objectives. In this sense, the analysis of the data collected revealed that the children effectively became more aware of diversity and understood the need to value it. At the same time, children's literature proved to be a didactic resource that helped make this happen. In addition, the development of this IRP has also contributed to our personal and professional growth, giving us essential tools for the future as citizens, but also as future educators/teachers who want to prepare citizens to exercise full citizenship.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41748
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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