Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41408
Title: Uso de calculadora gráfica na resolução de tarefas interdisciplinares sobre funções com alunos do 10º ano da área socioeconómica
Author: Teto, Ana Rita Arroja Rodrigues
Advisor: Carvalho, Paula
Keywords: Calculadora gráfica
Funções
Função afim
Função quadrática
Interdisciplinaridade
Matemática
Economia
Métodos analíticos
Métodos gráficos
Defense Date: 25-Jan-2024
Abstract: Pretendeu-se com este trabalho, perceber como é que alunos do 10.º ano da área científica de Ciências Socioeconómicas reagiam a tarefas sobre o tema Funções, com contextos retirados de Economia, nomeadamente estudar a sua preferência por resoluções envolvendo métodos exclusivamente analíticos ou privilegiando métodos gráficos, com recurso a calculadora gráfica. A investigação qualitativa foi realizada numa turma de uma escola da região de Aveiro, na qual foi desenvolvida a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Os dados foram obtidos através de recolha documental das produções dos alunos, da observação participante e de um focus group. Com os dados recolhidos foi possível concluir que os alunos privilegiam a resolução de tarefas envolvendo métodos analíticos e que as suas principais dificuldades são a interpretação de enunciados e a escolha de uma janela de visualização adequada, quando utilizam as capacidades gráficas das suas calculadoras.
The aim of this work was to understand how 10th grade students in the fild of Socio-Economic Sciences reacted to tasks on the subject of Functions, with contexts taken from Economics, namely White they gave preference to resolutions involving exclusively analytical methods, or if they favored graphical methods, using the graphing calculator. The qualitative investigation was carried out in a class of a school in the Aveiro region, in which the curricular unit of Supervised Teaching Practice was developed. Data were obtained through documental collection of student productions, participant observation and a focus group. With the data collected, it was possible to conclude that students favor solving tasks involving analytical methods and that their main difficulties are interpreting statements and choosing an appropriate viewing window when using the graphical capabilities of their calculators.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41408
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Rita_Teto.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.