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http://hdl.handle.net/10773/41401
Title: | Numerical study of sediment-transport processes in Northwest Iberian Continental Shelf |
Other Titles: | Estudo numérico dos processos de transporte de sedimentos na Plataforma Continental Noroeste Ibérica |
Author: | Poço, Marili Viitak |
Advisor: | Dubert, Jesus Gonzáles Castro, Carmen Nolasco, Rita |
Keywords: | Numerical modelling CROCO NW Iberian Continental Shelf Sediment transport BBL Seasonal variability Coastal upwelling system Rivers |
Defense Date: | 23-Jan-2024 |
Abstract: | Sediment transport in the continental shelf regions affects many interdisciplinary
areas, including ecological and social problems. Understanding the underlying processes
influencing sediment transport is essential for coastal management, distribution
of nutrients, pollutants and abundance of benthic fauna and flora, which can
impact the entire food chain in the marine ecosystem. The present work aims to
enhance our understanding of spatial and temporal variability of sediment transport
in the NW Iberian Continental Shelf. By using numerical tools, this study seeks
to provide new insights into physical processes affecting sediment transport at different
time scales. State-of-the-art 3D oceanic numerical model CROCO (v1.0),
which includes an integrated sediment transport module, was implemented and
configured for this application. The modelling system was coupled offline with 2D
spectral wave and atmospheric models. The model simulation covered an entire
annual cycle from November 2008 to December 2009, and available in situ data
was used to validate the results. The statistical and quantitative analysis of the
modelling system demonstrated a relatively good agreement with the observational
data sets. The sediment transport patterns were influenced by the seasonality of
the shelf dynamics and wave activity. While low sediment movement was observed
during spring, summer and autumn, considerable transport could be seen during
winter, associated with storms. The shelf circulation, driven in response to atmospheric
forcing, determined the transport direction, while wave energy regulated the
re-suspended sediment mass. The storm-driven upwelling and downwelling events
promoted the Southward and Northward transport of sediments mostly through the
Bottom Boundary Layer. The morphological features of the shelf and the frontal
dynamics between the oceanic and fresh water in the mid-and inner shelf limited
the cross-shore transport of suspended sediments. In the Northern region of the
study area, a formation of shelf-scale near-bottom eddies was modelled, creating
sediment transport pathways to the open ocean. River inflow of suspended matter
was also successfully simulated. O transporte de sedimentos na plataforma continental influencia muitas áreas interdisciplinares, incluindo problemas ecológicos e sociais. Compreender os processos subjacentes que controlam o transporte de sedimentos é essencial para a gestão costeira, a distribuição de nutrientes, de poluentes e da abundância da fauna e flora bentónica, que podem impactar toda a cadeia alimentar no ecossistema marinho. O presente trabalho visa melhorar a compreensão da variabilidade espacial e temporal do transporte de sedimentos, na plataforma continental do Noroeste Ibérico. Utilizando ferramentas numéricas, este estudo procura melhorar a compreensão dos processos físicos que afetam o transporte de sedimentos nesta região. Um modelo oceânico 3D CROCO (v1.0), que inclui um módulo integrado de transporte de sedimentos, foi implementado e configurado para este estudo. Este sistema foi acoplado com um modelo de ondas e com um modelo atmosférico durante um ciclo anual completo, de nov. de 2008 até dez. de 2009. Um conjunto de dados in situ foram utilizados para validar, com sucesso, os resultados do modelo. A análise estatística e quantitativa do sistema de modelação demonstrou uma concordância relativamente boa com os dados observados. Os padrões de transporte de sedimentos, foram influenciados pela sazonalidade da dinâmica da plataforma continental e pela atividade das ondas. Embora se tenha observado um transporte em geral fraco durante a primavera, o verão e o outono, observou-se um transporte considerável durante o inverno, associado a tempestades. A circulação da plataforma, em resposta aos forçamentos atmosféricos, determinou a direção do transporte, enquanto a energia das ondas regulou a re-suspensão dos sedimentos. Os eventos de afloramento e afundamento induzidos pelas tempestades, promoveram o transporte de sedimentos para Sul e para Norte respetivamente, principalmente na camada limite de fundo. As características morfológicas da plataforma e a dinâmica frontal de interação entre as águas oceânicas e as águas mais doces, limitaram o transporte transversal de sedimentos em suspensão. Na região norte da zona de estudo, foi ainda possível observar a formação de vértices junto ao fundo, criando vias de transporte de sedimentos para o oceano aberto. O fluxo de matéria em suspensão de origem fluvial foi modelado com sucesso. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41401 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DBio - Dissertações de mestrado |
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