Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41307
Title: Na (des)construção do auto-retrato: percursos em educação artística
Author: Costa, Teresa Catarina Rodrigues
Advisor: Oliveira, Rosa Maria Pinho de
Keywords: Educação artística
Auto-representação/auto-retrato
Construção identitária
Auto-expressão
Experiência estética/artística
Estratégias de ensino-aprendizagem
Defense Date: 21-Jul-2011
Abstract: Identidade, cultura visual, desenvolvimento pessoal e interpessoal, sensibilidade estética/artística, criatividade e integridade - revelam-se alguns dos conceitos mais evidenciados perante um confronto com as mais altas premissas da Educação Artística. Neles pode-se reconhecer o interesse maior em colocar o aluno - no seu todo - no centro dos processos educativos. E essa é, claramente, uma promessa partilhada pela Educação no seu âmbito geral. Porém, não são demais os olhares que se têm debruçado sobre percursos que pedem ao aluno para partir de si mesmo, e dessa oportunidade intentar uma aprendizagem mais significativa. Surge daí o interesse e o pretexto para reflectir sobre o papel da Arte na Educação, e mais concretamente, sobre a importância da experiência estética e artística na construção identitária do aluno. Partindo para um aprofundamento de conceitos inerentes à temática auto-representativa, esta revela-se como um recurso prometedor, para aproximar os lugares de educação formal e os da vida, e esta à arte. Por meio da observação, concepção e implementação de algumas estratégias de ensino-aprendizagem, que exploram a auto-representação e o auto-retrato, este breve estudo pretendeu descrever, melhor entender e analisar o sentido que os alunos atribuem a desafios que lhes solicitam a construção de artefactos centrados na tradução da sua forma de ser e de ver. A investigação empreendida seguiu uma metodologia de articulação entre a investigação na/para a acção e o estudo de casos, recorrendo a uma análise qualitativa e interpretativa que se detém na interligação dos processos didáctico-pedagógicos e dos seus resultados (trabalhos e reflexões dos alunos). Pretende-se, sobretudo, contribuir para a discussão e partilha de experiências que deram espaço ao aluno para se tomar como tema, criando, fruindo e partilhando imagens, que resultaram de uma reflexão mais profunda sobre o seu Eu e sobre o papel do Outro como indivisível desse entendimento.
Identity, visual culture, personal and interpersonal development, artistic/aesthetic sensitivity, creativity and integrity - become as some of the most evident concepts before the highest premises of Art Education. Through them it is possible to recognize the greatest interest in placing the student – as a whole - at the centre of the educative processes. And this is, clearly, a promise shared with the Education in its general scope. However, there are no excessively looks that have leaned over through paths that ask the student to depart from himself, and from this opportunity to attempt a more significant learning. From this came the interest and the pretext to reflect about the Art´s role in Education, and more precisely, about the aesthetic and artistic importance in the construction of the student identity. Going deeper into concepts related to self-representation, this theme becomes a promising resort to bring closer the places of formal education and life, and life to art. Through the observation, conception and implementation of some teaching and learning methods, that explore self-representation and self-portrait, this brief study intended to describe, better understand and analyze the sense that students confer to challenges that request them the construction of artefacts centred in the translation of their ways of being and see. The undertaken investigation followed a joint methodology between action-research inquiry and case study, through a qualitative and interpretative analysis, that withholds in the interconnection between didactic and pedagogic processes and its results (pupils work´s and reflections). The purpose is, above all, to contribute for the discussion and sharing of experiences that gave space to the student to take himself as theme, creating, enjoying and sharing images which have resulted from a deeper reflection about his Self and about the role of the Other as an indivisible of that understanding.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41307
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Teresa_Costa.pdf29.97 MBAdobe PDFView/Open
Documento_Teresa_Costa_ANEXOS.zip53.95 MBUnknownView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.