Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41287
Title: Educação interdisciplinar no 1º CEB: aprendizagens baseadas no contexto mediadas pela aplicação EduCITY
Author: Carneiro, Ana Rita Ferreira
Advisor: Carlos, Vânia
Keywords: Educação interdisciplinar
Educação para o desenvolvimento sustentável
Trabalho colaborativo
Jogos lúdico didáticos
Aprendizagem baseada no contexto
Mobile learning
Defense Date: 14-Dec-2023
Abstract: A educação deve permitir a formação de cidadãos críticos e competentes, que exerçam uma cidadania ativa, responsável e consciente. Neste sentido, é essencial apoiar os alunos a estabelecer ligações entre as diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de desenvolver várias capacidades, abrangendo aspetos cognitivos, sociais e de autoaprendizagem. Essa abordagem possibilita estimular os alunos a realizarem novas tarefas, de forma colaborativa e/ou individual, em contextos reais e/ou realistas. Diante disso, o principal objetivo deste estudo é analisar se as aprendizagens baseadas no contexto, particularmente na cidade de Aveiro, podem fomentar a interdisciplinaridade. Para isso, foram organizadas e realizadas doze intervenções, envolvendo uma turma composta por dezanove alunos numa instituição de ensino do distrito de Aveiro. Este estudo adotou a metodologia Design-Based Research (DBR) já que o trabalho desenvolvido em torno do guião didático (GD) foi realizado em colaboração com os estudantes, e a essência do DBR é precisamente essa, considerar todos como parte da equipa. Além disso, a base teórica dessa abordagem direciona a elaboração de uma proposta prática que é constantemente analisada em relação aos resultados, com o objetivo de ser continuamente aprimorada. Na recolha de dados utilizaram-se recursos como gráficos em barras, wordclouds, instrumentos de avaliação das motivações do grupo, pesquisas e brainstormings. A análise desse material permitiu identificar o desenvolvimento pessoal e das aprendizagens dos alunos, em relação às atividades que incorporaram essa metodologia. Os objetivos gerais foram alcançados e a interdisciplinaridade revelou-se uma necessidade e um desafio. O projeto promoveu uma aprendizagem mais significativa, incentivando os alunos a colaborar de forma participativa e independente. Eles não absorveram apenas o conhecimento de forma passiva, mas também o aplicaram, discutiram e interagiram entre si, o que contribuiu para o desenvolvimento de várias capacidades, como o pensamento crítico, e para uma compreensão mais profunda dos conceitos.
Education must allow the development of critical and competent citizens, who practice an active, responsible, and conscious citizenship. In this regard, it´s essential to teach the students how to connect the different knowledge areas, with the propose of developing many abilities, spanning social cognitive aspects and self-learning. This approach stimulates the students to conceive new tasks, with other students or individually, in real or realistic situations. That said, the main objective of this study is to analyze if the context-based learning, particularly in the city of Aveiro, can promote the interdisciplinarity. For that, twelve interventions were organized and implemented, involving a class with nineteen students from a school in the district of Aveiro. This study is based on the methodology of Design- Based Research (DBR) since the work was developed around a learning guide built with the help of the class, considering them all as part of the team. Furthermore, the theoretical basis of this approach, directs the development of a practical proposal that is constantly analyzed in relation to the results, with the propose to be continually improved. For data collection was used bar chart, wordclouds, motivation assessment instruments, research, and brainstorming. The analysis of this data allowed us to understand the personal development and learning of students, in relation to the activities that incorporated this methodology. The main objectives were achieved and the interdisciplinarity revealed itself as a necessity and a challenge. The project promoted a more meaningful learning, encouraging students to collaborate in a participatory way. They didn´t absorb only the knowledge but also put into practice, discussed, and interact with others, which allowed the development of different abilities, like critical thinking and a deeper understanding of concepts.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41287
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Rita_Carneiro.pdf13.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.