Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41213
Title: A banda desenhada na comunicação e educação em ciência
Author: Mota, Marina
Sá, Cristina Manuela
Guerra, Cecília
Keywords: Comunicação de Ciência
Educação em Ciência
Banda Desenhada
Issue Date: Feb-2022
Publisher: UA Editora
Abstract: Diante dos desafios e problemáticas societais, urge contribuir para o desenvolvimento de cidadãos literados cientificamente, capazes de refletir de maneira crítica. A Comunicação de Ciência tem um papel fundamental na disseminação de informação científica para a construção de conhecimento fundamentado. Em uma lógica similar, um dos objetivos da Educação em Ciência para o século XXI é promover a formação de cidadãos capazes de compreender os fenômenos do contexto em que vivem e de tomar decisões fundamentadas, numa perspectiva de responsabilidade ambiental e social partilhada. A banda desenhada é um recurso que vem ganhando espaço na comunidade científica devido ao seu potencial para a comunicação de conceitos complexos, que pode facilitar o processo de aprendizagem a depender da estratégia didática associada. A combinação de imagem e texto, que ajuda na visualização dos conceitos complexos e a estrutura narrativa, contendo fatos associados à vida quotidiana, podem criar uma conexão entre a ciência e o público, na medida em que envolvem o leitor com as histórias de uma maneira pessoal. Na literatura, a “banda desenhada científica” é conhecida como science comics e tem como objetivo comunicar a ciência e/ou educar o leitor sobre algum conceito ou tema científico não-ficcional. Portanto, a presente investigação de doutoramento centra-se no desenvolvimento de um recurso didático interativo em banda desenhada com conteúdos científicos (saúde e bem-estar) e é guiada pela questão de investigação: Como comunicar ciência a crianças, utilizando a banda desenhada, de modo a gerar aprendizagem? O recurso será desenvolvido num espaço de educação não-formal de aprendizagem das Ciências – a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro – envolvendo os potenciais utilizadores e especialistas da área. A metodologia de investigação adotada é do tipo Investigação e Desenvolvimento (I&D), sendo de natureza qualitativa. No momento, o projeto está na fase de revisão da literatura e análise de conteúdo das entrevistas focus group, realizadas com especialistas. Espera-se que esta investigação possa contribuir para orientar profissionais da Educação quanto ao uso da banda desenhada em contexto de Comunicação e Educação em Ciência.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/41213
DOI: 10.48528/tr7a-j538
ISBN: 978-972-789-731-5
Publisher Version: http://hdl.handle.net/10773/33065
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V ENJIE_Livro de Atas_S.pdf6.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.