Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40811
Title: Interculturalidade na formação contínua de professores em escolas de fronteiras
Author: Ulhôa, Andrea Alves
Araújo e Sá, M. H.
Keywords: Interculturalidade
Formação contínua de professores
Saberes docentes
Desenvolvimento profissional
Escolas de fronteira
Issue Date: Feb-2022
Publisher: UA Editora
Abstract: O texto que ora submetemos é parte dos estudos realizados no âmbito de um projeto de doutoramento em andamento, o qual incide sobre as potencialidades de um programa de formação contínua, proposto na perspetiva da investigação-ação-formação, a ser desenvolvido junto a professores dos anos iniciais da escolaridade, que atuam em escolas da fronteira. A oportunidade nos remete às raias entre Portugal e Espanha, regiões que, para além dos desafios relativos às questões de desenvolvimento econômico e integração nacional, são espaços plurais, ricos em contacto e humanidades. Parte-se do pressuposto que as escolas situadas nas raias constituem lugares convergentes, de conjugação das contradições, onde são reveladas múltiplas dimensões humanas, ambiente que reinvidica uma prática docente, contextualizada, forjada na diversidade, subjacente a uma formação contínua de professores enleada nos princípios e valores da interculturalidade. O estudo centraliza o caráter histórico e sociocultural dos saberes e fazeres docentes, evidenciando o protagonismo do professor nas dinâmicas de sua formação, no exercício da responsabilidade intercultural, que se fundamenta i) nas teorias que dão sustentação ao trabalho docente, ii) na própria prática e iii) no compromisso ético do professor. Nesse entendimento, acredita-se que é possível favorecer a cultura praxeológica da interculturalidade, concernente aos modos como os professores ressignificam seus saberes e suas práticas e produzem, na interação e na colaboração entre os pares, uma rede de saberes-fazeres docentes propulsora do desenvolvimento profissional. Igualmente, acredita-se que é presumível o desenvolvimento de processos de investigação-ação-formação capazes de materializar uma formação contínua de professores que tem na interculturalidade sua força motriz, sua justificativa e seu principal fundamento, voltada à construção de uma práxis pedagógica intercultural e, por conseguinte, socialmente responsável.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/40811
ISBN: 978-972-789-731-5
Publisher Version: https://ria.ua.pt/handle/10773/33065
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