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http://hdl.handle.net/10773/40578
Title: | O Power BI como ferramenta de análise de dados: impacto da COVID 19 no movimento portuário |
Author: | Minhoto, Bárbara Andreia Ferreira |
Advisor: | Santos, Carlos Alberto Lourenço dos |
Keywords: | COVID 19 Indicadores económico-financeiros Movimento portuário Power BI Análise de dados Big data KPI Bussiness intelligence Administração portuária |
Defense Date: | 4-Dec-2023 |
Abstract: | Ao longo de todo este trabalho foi realizada uma análise de
indicadores económico-financeiros de algumas administrações
portuárias portuguesas, tais como a Administração dos Portos
do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A; a Administração do
Porto de Aveiro, S.A; a Administração do Porto da Figueira da
Foz, S.A; a Administração do Porto de Lisboa, S.A; a
Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A; a
Administração dos Portos de Sines e do Algarve (Faro e
Portimão), S.A; os Portos dos Açores, S.A; e a Administração
dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. Os
indicadores foram calculados com base nos valores
disponibilizados nas demonstrações financeiras de cada uma
das administrações. Esta análise teve como principal objetivo
perceber o tipo de influência que a COVID 19 teve no
comportamento dos mesmos, entre os anos de 2018 e 2021.
Assim concluiu-se que os indicadores mais afetados pelo
aparecimento da pandemia foram os de movimentação
portuária, sendo que os portos mais afetados neste aspeto são
aqueles que registam movimento de navios de cruzeiro. An analysis of economic-financial indicators was carried out throughout this work, on some Portuguese Port administrations, such as Administration of Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A; the Administration of Porto de Aveiro, S.A; the Administration of Porto da Figueira da Foz, S.A; the Administration of Porto de Lisboa, S.A; the Administration of Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A; the Administration of Portos de Sines e do Algarve (Faro e Portimão), S.A; the Portos dos Açores, S.A; and the Administration of Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. The indicators were calculated based on the values available on the financial statements of each administration. The main objective of this analysis was to understand the type of influence that COVID 19 had on their behavior, between 2018 and 2021. Thus, it was concluded that the indicators most affected by the emergence of the pandemic were port movement, with the ports most affected in this aspect being those that register cruise ship movement. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/40578 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ISCA-UA - Dissertações de mestrado |
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