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http://hdl.handle.net/10773/40287
Title: | Equações para a sustentabilidade: uma prática pedagógica no curso de Educação Básica |
Other Titles: | Equations for sustainability: a pedagogical practice in the Basic Education graduation |
Author: | Pinto, Hélder Figueiroa, Alcina Silva, Ângelo |
Keywords: | Equações Álgebra Poluição Sustentabilidade |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións |
Abstract: | Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, a concretizar até 2030, são uma ferramenta essencial para a sensibilização das alterações que as sociedades modernas têm de alcançar. O processo educativo e, em particular, a formação inicial de professores, não se pode alhear deste esforço coletivo. Assim, neste trabalho iremos apresentar uma tarefa proposta no âmbito da Unidade Curricular de Álgebra e Funções, do 1.º ano do curso de Licenciatura de Educação Básica (em particular, no conteúdo das equações do 1.º grau, equações do 2.º grau e dos sistemas de equações), através da qual se procura sensibilizar os estudantes para temáticas ambientais pouco conhecidas tais como: a extração de ouro e o consumo de água na produção de roupas e outros produtos. Esta prática educativa decorreu no 2.º semestre de 2022/23 e teve dois objetivos principais: por um lado, consolidar a resolução de problemas matemáticos; por outro lado consciencializar os estudantes para o facto de muitos produtos, como o caso de uma simples joia de ouro, trazer associada consigo uma pegada ecológica que muitas vezes não é percetível. Um outro objetivo deste trabalho é, também, consciencializar os estudantes para o preço ambiental a pagar por opções de comodidade (por exemplo, utilizar água engarrafada) e de ostentação (por exemplo, a fast fashion no vestuário). Note-se que, para além de ser pedido aos estudantes que resolvessem o problema matemático, foi também solicitado que refletissem sobre a situação indicada e que delineassem possíveis soluções para eliminar ou minimizar o problema ambiental subjacente. The UNESCO Sustainable Development Goals, to be achieved by 2030, are an essential tool for raising awareness of the changes that modern societies must achieve. The educational process and, in particular, the initial training of teachers cannot ignore this collective effort. Thus, in this work we will present a proposed task within the scope of the Curricular Unit of Algebra and Functions, of the 1st year of the Degree in Basic Education (in particular, in the content of the 1st degree equations, 2nd degree equations degree and systems of equations), which seeks to sensitize students to little-known environmental issues such as: gold extraction and water consumption in the production of clothes and other products. This educational practice took place in the 2nd semester of 2022/23 and had two main objectives: on the one hand, to consolidate the resolution of mathematical problems; on the other hand, to make students aware of the fact that many products, such as a simple piece of gold jewellery, have an ecological footprint associated with them that is often not perceptible. The objective of this task is also to make students aware of the environmental price to be paid for options that are convenient (for example, using bottled water) and ostentatious (for example, fast fashion in clothing). It should be noted that, in addition to asking the students to solve the mathematical problem, they were also asked to reflect on the indicated situations and outline possible solutions to eliminate or minimize the underlying environmental problem. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/40287 |
Publisher Version: | https://doi.org/10.17979/spudc.000026 |
Appears in Collections: | CIDMA - Artigos HMG - Capítulo de livro |
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