Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39748
Title: A matemática e o mar: conexões para o ensino da matemática no 3º ciclo do ensino básico
Author: Frade, Sílvia Catarina de Sousa
Advisor: Hall, Andreia Oliveira
Pais, Sónia Isabel Vieira Mortágua
Keywords: Conexões matemáticas
Aprendizagens essenciais
3.º Ciclo do ensino básico
Mar
Oceano
Sustentabilidade
Cascais
Defense Date: 12-Oct-2023
Abstract: Aliando o ensino da Matemática à causa da sustentabilidade do oceano, esta dissertação procura refletir acerca do papel das conexões matemáticas externas enquanto suporte da aprendizagem, num mundo onde a realidade e os problemas são crescentemente globais, multidimensionais e complexos. Foi feito um enquadramento incidindo quer na caracterização das conexões matemáticas, quer na temática do oceano, incluindo uma análise sucinta da forma como esta pode ser abordada em contexto escolar. O contributo principal deste trabalho reflete-se no desenvolvimento de raiz de um conjunto de tarefas para as aulas de Matemática que estabelecem conexões entre os diferentes temas previstos nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 3.º ciclo do ensino básico e o mar. A maioria das tarefas são contextualizadas na história e vivência de Cascais, concelho escolhido para o estudo da sua implementação, focando-se em aspetos como poluição marinha, pesca, exploração oceanográfica, surf, navegação, faróis, entre outros. Dos resultados das experiências didáticas de implementação das tarefas destacam-se os seguintes aspetos: as conexões estabelecidas propiciaram que os alunos reconhecessem a relevância da Matemática, compreendendo que faz parte da realidade e que não existe apenas enquanto disciplina isolada; os alunos envolveram-se com curiosidade e empenho na realização das tarefas; detetaram estratégias de resolução incorretas e autocorrigiram-se; desenvolveram capacidades matemáticas transversais e aprofundaram outras áreas do saber, indo além da aprendizagem dos conteúdos matemáticos específicos. As tarefas proporcionaram aos alunos momentos de reflexão e de partilha de experiências de cidadania ativa em prol do oceano, comprovando que as aulas de Matemática podem contribuir para a consciencialização da importância da sustentabilidade do oceano e beneficiar dessa conexão. Este trabalho culmina com o desafio de colocar em prática ou adaptar estas tarefas noutras escolas e concelhos, reforçando assim a aprendizagem dos jovens de um país com a dimensão marítima de Portugal.
In relating Maths teaching with the cause of ocean sustainability, this research aims at reflecting on the role of external mathematical connections as a support for learning in a world where the reality and its problems are increasingly global, multidimensional and complex. A general introduction has been written focusing on both the characterisation of mathematical connections and the ocean theme, including a brief analysis of how it can be approached in a school context. The main contribution of this work is reflected in the development from scratch of a set of tasks for Maths lessons that establish connections between the different themes foreseen in the essential mathematical learnings from year 7 to year 9 and the sea. Most of the tasks are contextualised in the history and livelihood of Cascais, the Portuguese municipality chosen for the study of its implementation, focusing on aspects such as marine pollution, fishing, oceanographic exploration, surfing, navigation, lighthouses, among others. From the results of the didactic experiments accomplished by the implemented tasks the following aspects stand out: the established connections enabled the students to recognise the relevance of Mathematics, thus leading them to understand it is part of reality and not merely as an isolated school subject; the students got involved with curiosity and commitment in carrying out the tasks; they detected the incorrect resolution strategies and self-corrected them; they developed transversal mathematical skills and deepened other areas of knowledge, going beyond learning specific mathematical contents. The tasks provided the students moments for reflection and the sharing of experiences of active citizenship in favour of the ocean, proving that Maths classes can contribute to raising awareness of the importance of ocean sustainability and benefit from this connection. This work culminates with the challenge of putting into practice or adapting these tasks in other Portuguese schools and municipalities, thus reinforcing the students' learning process in a country with a maritime dimension such as Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39748
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Sílvia_Frade.pdf7.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.