Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3960
Title: The role of English in international business: the case of China
Other Titles: O papel do inglês nos negócios internacionais: o caso da China
Author: Tianbo Li
Advisor: Moreira, Gillian
Keywords: Comércio internacional
Desenvolvimento económico: China
Língua inglesa
Globalização
Comunicação intercultural
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta tese propõe-se examinar o papel e estatuto do Inglês nos negócios internacionais na China, tomando como enquadramento a transformação deste país desde 1978 até ao presente. No quadro actual da globalização e internacionalização sociais e económicas, apresenta-se uma perspectiva das tendências demográficas e padrões económicos bem como a situação social e cultural actual da China. A relação entre a língua inglesa e práticas e valores associados e a cultura dos negócios na China também foi investigada através de um trabalho de campo realizado em empresas nacionais e internacionais, localizadas em diferentes regiões da China, em 2007 e 2008. Através dos resultados deste estudo, reconhecemos a máxima importância atribuída tanto à língua inglesa como à comunicação intercultural pela população inquirida, sublinhando a necessidade de desenvolver as competências interculturais e linguísticas orientadas para a gestão eficiente dos negócios. Com base nos nossos resultados, pode ser extraída a conclusão de que o Inglês funciona como uma ferramenta principal e um abrir de caminhos para encurtar a lacuna linguística e cultural entre as diferentes comunidades empresariais. Ajuda a China a adaptar-se e interagir com outras culturas e chegar harmoniosamente ao principio “win-win”, ou seja, alcançar o sucesso esperado nos negócios internacionais de hoje. Por outro lado, torna-se claro que os papéis, a natureza e o estatuto do Inglês/”Englishes” evoluem a par de processos de mudança social, cultural e económica. Prevê-se que esta evolução continuará, ficando a paisagem linguística mais complexa. Espera-se que este trabalho contribua para a melhor compreensão das relações entre a China e o resto do mundo.
This thesis proposes an examination of the role and status of English in international business in China against the background of this country’s economic and social transformation from 1978 to the present. Within the context of economic and social globalization and internationalization, an overview is provided of the demographic trends, economic patterns as well as the current social and cultural situation in China. The relationship between the English language and associated cultural practices and values, and Chinese business culture is investigated through fieldwork carried out in 2007 and 2008, with national and international enterprises in different regions of China. Our findings confirm the importance attributed to both English and intercultural communication by the surveyed population, highlighting the need for a mastery of cross-cultural and language skills for effective business management. Based on our findings, it is concluded that English functions as a major tool and a bridge to shorten the language and cultural gap between different business communities. It helps China to adapt and interact with other cultures and to harmoniously reach the win-win principle, that is, to achieve the success expected in today´s international business. On the other hand, it is demonstrated that the roles, nature and status of English/Englishes are constantly evolving alongside processes of social, cultural and economic change. It is predicted that this evolution will continue and complexify in the future. It is hoped that this study will contribute to the better understanding of intercultural relations between China and the rest of the world.
Description: Doutoramento em Cultura
URI: http://hdl.handle.net/10773/3960
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DLC - Teses de doutoramento

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