Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/39269
Title: | Práticas educativas para lidar com o stresse na infância (EPELSI): estudo psicométrico |
Author: | Gomes, Rosa Maria Pereira, Anabela Sousa Aires, Vanessa Sofia |
Keywords: | Stresse Educação pré-escolar Psicologia da educação Práticas educativas |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Associação Portuguesa de Psicologia |
Abstract: | O presente estudo procurou desenvolver e validar um instrumento sobre práticas educativas como atenuantes do stresse na infância e promover a saúde mental da criança, em idade pré-escolar. A amostra é composta por 188 Educadores do género feminino (96,8%), com idades entre os 18 e 55 anos, 39% são Educadoras, 47% são alunos universitários da área da educação e 15% são monitores cabo-verdianos. Desenvolvem a atividade docente ou equiparada, com criança dos 2 aos 6 anos de idade. O instrumento “Escala Práticas Educativas para Lidar com o Stresse na Infância” (Gomes & Pereira, 2009) é do tipo Likert, com 18 itens. Os principais resultados mostram que este instrumento apresenta boas caraterísticas psicométricas, quer ao nível da consistência interna quer da análise fatorial. Com os 18 itens, extraíram-se 4 fatores que explicam 58,0% da variância total e um valor Alfa de Cronbach de .85, na EPELSI. As implicações deste estudo apontam para a utilidade deste instrumento na educação pré-escolar. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/39269 |
ISBN: | 978-989-96606-1-8 |
Appears in Collections: | DEP - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gomes_artigo EPELSI_atas VIII SNIP 2013.pdf | 302.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.