Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/39127
Title: | Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal |
Other Titles: | Preparation of field trips by teachers using websites from science museums in Brazil, China and Portugal |
Author: | Souza, Vanessa João, Patrícia Lin, Ye |
Keywords: | Contextos formal e não-formal de educação Preparação de visitas de estudo Museu de ciência Recurso didático aos professores |
Issue Date: | 19-Dec-2017 |
Publisher: | CIDTFF - Universidade de Aveiro |
Abstract: | Atualmente os contextos de educação não-formal, como os museus de ciência são considerados
fundamentais para a promoção da literacia científica da população ao aproximar a ciência dos
seus visitantes e possibilitar a interação entre diversas áreas do conhecimento. Neste estudo foram
selecionados quatro museus de ciência de cada um dos seguintes países: Brasil, China e Portugal,
tendo sido analisados, nos respetivos websites, os recursos disponibilizados aos professores para
a preparação de visitas de estudo. Para isso, elaborou-se um instrumento de recolha de dados
definindo-se categorias estabelecidas a priori: informações para a visita; atividades educativas
disponíveis; recursos para os professores; e atividades on-line. Os dados foram analisados com o
recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de maior
oferta de recursos direcionados para a preparação de visitas de estudo, principalmente no que
diz respeito aos momentos de pré, durante e pós-visita, como forma de apoio aos professores. Nowadays non-formal education settings, such as science museums, are considered fundamental for the promotion of people’s scientific literacy, by bringing science closer to their visitors and by enabling interaction between different areas of knowledge. Four science museums from each of countries: Brazil, China and Portugal were selected for the present study, which aimed at analysing their websites in relation to the resources available for teachers to prepare study visits. In order to accomplish such purpose, a data collection instrument was designed by defining the following a priori categories: information for the visit; educational activities available; resources for teachers; and online activities. Results point to the need for greater supply of resources concerning the preparation of study visits, mainly with regard to the ‘pre-visit’, ‘during the visit’ and ‘post-visit’ stages, as a way of supporting teachers’ practices. En la actualidad, los contextos de educación no formal, como los museos de ciencia, se consideran primordiales para impulsar la alfabetización científica de la población, ya que poseen la capacidad de acercar la ciencia a sus visitantes y permiten la interacción entre diversas áreas de conocimiento. En este estudio, se analizaron los portales de cuatro museos de ciencia cada uno de los siguientes países: Brasil, China y Portugal, así como los recursos que éstos ponen a disposición de los profesores para la preparación de visitas de estudio. Así, se elaboró un instrumento de recopilación de datos, definiéndose categorías establecidas a priori: informaciones para la visita, actividades educativas disponibles, recursos para los profesores y actividades disponibles en línea. Los datos se analizaron recurriendo a la técnica del análisis de contenido. Los resultados ponen de relieve la necesidad de una mayor oferta de recursos orientados hacia la preparación de visitas de estudio, principalmente en lo se refiere a las etapas anteriores, sincrónicas y posteriores de la visita, como forma de dar apoyo a los profesores. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/39127 |
DOI: | 10.34624/id.v9i4.736 |
ISSN: | 1647-3582 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
736-Proposta de artigo - para revisão cega-1147-1-10-20190307.pdf | 249.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.