Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39127
Title: Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal
Other Titles: Preparation of field trips by teachers using websites from science museums in Brazil, China and Portugal
Author: Souza, Vanessa
João, Patrícia
Lin, Ye
Keywords: Contextos formal e não-formal de educação
Preparação de visitas de estudo
Museu de ciência
Recurso didático aos professores
Issue Date: 19-Dec-2017
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: Atualmente os contextos de educação não-formal, como os museus de ciência são considerados fundamentais para a promoção da literacia científica da população ao aproximar a ciência dos seus visitantes e possibilitar a interação entre diversas áreas do conhecimento. Neste estudo foram selecionados quatro museus de ciência de cada um dos seguintes países: Brasil, China e Portugal, tendo sido analisados, nos respetivos websites, os recursos disponibilizados aos professores para a preparação de visitas de estudo. Para isso, elaborou-se um instrumento de recolha de dados definindo-se categorias estabelecidas a priori: informações para a visita; atividades educativas disponíveis; recursos para os professores; e atividades on-line. Os dados foram analisados com o recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de maior oferta de recursos direcionados para a preparação de visitas de estudo, principalmente no que diz respeito aos momentos de pré, durante e pós-visita, como forma de apoio aos professores.
Nowadays non-formal education settings, such as science museums, are considered fundamental for the promotion of people’s scientific literacy, by bringing science closer to their visitors and by enabling interaction between different areas of knowledge. Four science museums from each of countries: Brazil, China and Portugal were selected for the present study, which aimed at analysing their websites in relation to the resources available for teachers to prepare study visits. In order to accomplish such purpose, a data collection instrument was designed by defining the following a priori categories: information for the visit; educational activities available; resources for teachers; and online activities. Results point to the need for greater supply of resources concerning the preparation of study visits, mainly with regard to the ‘pre-visit’, ‘during the visit’ and ‘post-visit’ stages, as a way of supporting teachers’ practices.
En la actualidad, los contextos de educación no formal, como los museos de ciencia, se consideran primordiales para impulsar la alfabetización científica de la población, ya que poseen la capacidad de acercar la ciencia a sus visitantes y permiten la interacción entre diversas áreas de conocimiento. En este estudio, se analizaron los portales de cuatro museos de ciencia cada uno de los siguientes países: Brasil, China y Portugal, así como los recursos que éstos ponen a disposición de los profesores para la preparación de visitas de estudio. Así, se elaboró un instrumento de recopilación de datos, definiéndose categorías establecidas a priori: informaciones para la visita, actividades educativas disponibles, recursos para los profesores y actividades disponibles en línea. Los datos se analizaron recurriendo a la técnica del análisis de contenido. Los resultados ponen de relieve la necesidad de una mayor oferta de recursos orientados hacia la preparación de visitas de estudio, principalmente en lo se refiere a las etapas anteriores, sincrónicas y posteriores de la visita, como forma de dar apoyo a los profesores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/39127
DOI: 10.34624/id.v9i4.736
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
736-Proposta de artigo - para revisão cega-1147-1-10-20190307.pdf249.91 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.