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http://hdl.handle.net/10773/38596
Title: | Diversidade de invertebrados terrestres: um caso de estudo envolvendo actividades de campo e de laboratório |
Author: | Pereira, Joana Luísa Cruz, Ricardo Costa, Sónia Paiva, Isabel Abrantes, Isabel |
Keywords: | Biodiversidade Trabalho de campo Ecologia Ecossistemas terrestres Invertebrados |
Issue Date: | 1-Jan-2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O recurso a metodologias que envolvem trabalho de campo é ainda algo limitado nas escolas portuguesas, não obstante as recomendações veículadas pelo Ministério da Educação fomentarem este tipo de actividades. O presente estudo relata uma actividade prática, realizada numa escola secundária portuguesa, na qual se recorreu ao trabalho de campo enquanto estratégia alternativa para a abordagem da ecologia e diversidade dos invertebrados terrestres. Foram utilizados métodos de amostragem, captura e extracção de invertebrados terrestres (armadilhas do tipo Pit fall, funis de Tullgren modificados e tabuleiros de Whitehead & Hemming modificados), em três áreas distintas existentes na escola: uma área com vegetação silvestre (Natural), uma área com predominância de pinheiros (Pinhal) e uma área com árvores de fruto (Pomar). Os organismos foram recolhidos, observados e identificados, tendo-se feito a comparação das três áreas de estudo relativamente à capacidade de sustentação de comunidades diversas de invertebrados. A análise efectuada permitiu, para além de validar a aplicabilidade dos protocolos normalizados utilizados em estudos científicos ao público e contexto em questão, construir uma nova ferramenta de apoio à leccionação destes conteúdos em contexto educativo formal, um guia de campo/chave simplificada para a identificação de invertebrados terrestres nos solos escolares, e organizar uma exposição interactiva para a divulgação do estudo junto da comunidade escolar. Os alunos envolvidos nas actividades demonstraram motivação adicional quando envolvidos nas actividades, não deixando de atingir os objectivos estabelecidos oficialmente no currículo da disciplina, factos que podem ser encarados como um argumento favorável à implementação de actividades de campo e de laboratório mais regulares em contexto escolar. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/38596 |
DOI: | 10.34624/captar.v2i2.14551 |
ISSN: | 1647-323X |
Appears in Collections: | CESAM - Artigos DBio - Artigos |
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