Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38582
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dc.contributor.authorLoureiro, Cláudiapt_PT
dc.contributor.authorGonçalves, Fernandopt_PT
dc.contributor.authorPedrosa, Maria Armindapt_PT
dc.contributor.authorPereira, Joana Luísapt_PT
dc.contributor.authorAntunes, Sara Cristinapt_PT
dc.contributor.authorCastro, Bruno Brancopt_PT
dc.date.accessioned2023-07-12T13:34:40Z-
dc.date.available2023-07-12T13:34:40Z-
dc.date.issued2013-01-01-
dc.identifier.issn1647-323Xpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/38582-
dc.description.abstractMudanças climáticas podem alterar a dinâmica de ecossistemas e, sendo um problema que atualmente motiva preocupações, tem integrado agendas internacionais, designadamente no âmbito das Nações Unidas e da União Europeia. Numa perspetiva de Educação para Desenvolvimento Sustentável (EDS), importa promover o desenvolvimento de competências necessárias à compreensão de dimensões sociais e económicas de mudanças ambientais globais, em particular as relacionadas com comportamentos quotidianos necessários para implementar estratégias de resolução ou mitigação de problemas ambientais. Neste texto apresentam-se e discutem-se atividades realizadas com alunos do Ensino Secundário, no âmbito do programa de Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2010, em se procurou envolvê-los na aprendizagem de conceitos estruturantes em Biologia, abordando problemas globais atuais, associados a alterações climáticas (e.g. salinização de lagoas costeiras de água doce e aumento de temperatura). As atividades práticas realizadas incluíram um design experimental: duas espécies de cladóceros de água doce (Daphnia longispina e Daphnia magna) foram sujeitas a agentes de stress abióticos – salinidade e temperatura. Verificou-se que a salinidade, em conjunto com a temperatura, pode causar perturbações em populações das espécies de cladóceros estudadas e, consequentemente, alterar a sua função na regulação das teias tróficas, e.g. num lago, comprometendo todo o ecossistema. Com base na observação dos desempenhos dos alunos e na análise das suas respostas a um questionário de avaliação, verificou-se que as atividades práticas realizadas fomentaram o desenvolvimento de competências necessárias para tratar e interpretar dados, assim como para estabelecer relações entre os resultados obtidos e problemas ambientais.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F36333%2F2007/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBPD%2F44733%2F2008/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAlterações climáticaspt_PT
dc.subjectSalinidadept_PT
dc.subjectTemperaturapt_PT
dc.subjectDaphnia longispinapt_PT
dc.subjectDaphnia magnapt_PT
dc.subjectEducação científicapt_PT
dc.titleEfeitos de alterações ambientais em populações de invertebrados: uma abordagem práticapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage57pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage71pt_PT
degois.publication.titleCaptar: Ciência e Ambiente para Todospt_PT
degois.publication.volume4pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/captar.v4i1.13605pt_PT
Appears in Collections:CESAM - Artigos
DBio - Artigos

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