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http://hdl.handle.net/10773/38582
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Loureiro, Cláudia | pt_PT |
dc.contributor.author | Gonçalves, Fernando | pt_PT |
dc.contributor.author | Pedrosa, Maria Arminda | pt_PT |
dc.contributor.author | Pereira, Joana Luísa | pt_PT |
dc.contributor.author | Antunes, Sara Cristina | pt_PT |
dc.contributor.author | Castro, Bruno Branco | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T13:34:40Z | - |
dc.date.available | 2023-07-12T13:34:40Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-01 | - |
dc.identifier.issn | 1647-323X | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/38582 | - |
dc.description.abstract | Mudanças climáticas podem alterar a dinâmica de ecossistemas e, sendo um problema que atualmente motiva preocupações, tem integrado agendas internacionais, designadamente no âmbito das Nações Unidas e da União Europeia. Numa perspetiva de Educação para Desenvolvimento Sustentável (EDS), importa promover o desenvolvimento de competências necessárias à compreensão de dimensões sociais e económicas de mudanças ambientais globais, em particular as relacionadas com comportamentos quotidianos necessários para implementar estratégias de resolução ou mitigação de problemas ambientais. Neste texto apresentam-se e discutem-se atividades realizadas com alunos do Ensino Secundário, no âmbito do programa de Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2010, em se procurou envolvê-los na aprendizagem de conceitos estruturantes em Biologia, abordando problemas globais atuais, associados a alterações climáticas (e.g. salinização de lagoas costeiras de água doce e aumento de temperatura). As atividades práticas realizadas incluíram um design experimental: duas espécies de cladóceros de água doce (Daphnia longispina e Daphnia magna) foram sujeitas a agentes de stress abióticos – salinidade e temperatura. Verificou-se que a salinidade, em conjunto com a temperatura, pode causar perturbações em populações das espécies de cladóceros estudadas e, consequentemente, alterar a sua função na regulação das teias tróficas, e.g. num lago, comprometendo todo o ecossistema. Com base na observação dos desempenhos dos alunos e na análise das suas respostas a um questionário de avaliação, verificou-se que as atividades práticas realizadas fomentaram o desenvolvimento de competências necessárias para tratar e interpretar dados, assim como para estabelecer relações entre os resultados obtidos e problemas ambientais. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F36333%2F2007/PT | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBPD%2F44733%2F2008/PT | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Alterações climáticas | pt_PT |
dc.subject | Salinidade | pt_PT |
dc.subject | Temperatura | pt_PT |
dc.subject | Daphnia longispina | pt_PT |
dc.subject | Daphnia magna | pt_PT |
dc.subject | Educação científica | pt_PT |
dc.title | Efeitos de alterações ambientais em populações de invertebrados: uma abordagem prática | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 57 | pt_PT |
degois.publication.issue | 1 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 71 | pt_PT |
degois.publication.title | Captar: Ciência e Ambiente para Todos | pt_PT |
degois.publication.volume | 4 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34624/captar.v4i1.13605 | pt_PT |
Appears in Collections: | CESAM - Artigos DBio - Artigos |
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