Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38350
Title: As narrativas digitais na aprendizagem dos alunos do 1.o ciclo do ensino básico
Author: Vasconcelos, Susana
Keywords: Narrativas digitais
Educação para os media
TIC
Multiliteracias
Diversidade linguística
Issue Date: 10-Apr-2019
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As narrativas digitais desempenham um papel muito relevante nas aprendizagens dos alunos, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores, quer nas atividades de carácter lúdico. Neste sentido, o concurso “Conta-nos uma História – podcast na Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (ME) apresentou, recentemente, uma nova categoria de participação, introduzindo a língua inglesa para o conto de histórias digitais, intitulada “Once Upon a Time...”. É de referir que o inglês faz parte do currículo do 1.o ciclo do ensino básico, obrigatório para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. Neste artigo propomo-nos apresentar uma experiência de ensino e aprendizagem realizada no âmbito de sala de aula, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em articulação com a disciplina de inglês, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem colaborativa, que teve como produto final uma narrativa digital para o concurso “Conta-nos uma História”.
Digital narratives play a very important role in students' learning, both in the acquisition of knowledge, skills and values, and in activities of a playful nature. In this sense, the contest "Tell us a Story -podcast in Education", sponsored by the Ministry of Education (ME) recently presented a new category of participation, introducing theEnglish language for the story of digital stories, entitled "Once Upon Time ... ". It should be noted that English is part of the curriculum of the 1st cycle of basic education, compulsory for the 3rd and 4th years of schooling. In this article we proposeto present a teaching and learning experience carried out in the classroom, for students of the first cycle of basic education, in articulation with the English language, based on the methodology of the project and collaborative learning whose final product was a digital narrative for the contest "Tell us a Story".
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38350
DOI: 10.34624/ilcj.v8i1.1795
ISSN: 1647-7308
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1795-Textos Originais-2884-1-10-20190410.pdf233.59 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.