Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38345
Title: Educação para os valores no 1º CEB: implementação de propostas no 1º ano de escolaridade
Author: Rodrigues, Débora
Keywords: Educação
Atitudes e valores
1º CEB
Propostas de atividades
Issue Date: 10-Aug-2020
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Numa sociedade cada vez mais em “crise” de valores tem sido considerado necessário trabalhá-los desde os primeiros anos de escolaridade. Neste contexto surgiu a investigação desenvolvida na área de educação para os valores que foi implementada a alunos do 1º ano de escolaridade. Esta investigação assenta num paradigma socío-critico, de acordo com uma perspetiva metodológica qualitativa e com base num plano de investigação-ação e teve como principal finalidade a implementação de atividades de educação para os valores, adaptadas e utilizadas neste estudo, e a verificação dos seus contributos para uma melhoria das atitudes e valores, em contexto escolar, de alunos de uma escola região centro em 2017/18. Para isso, foram desenvolvidas 5 sessões de educação para os valores que permitiram recolher um conjunto alargado de dados. Depois de recolhidos procedeu-se à sua análise de conteúdo, recorrendo-se ao software webQDA (versão 3.0). Relativamente aos resultados, estes apontam para o nível 1 e 2 do raciocínio moral destas crianças, tendo como referência o trabalho de Kolhberg. No que se refere às “atitudes dos alunos” pareceu existir uma melhoria gradual ao longo das sessões As atividades implementadas indicam terem contribuído para uma melhoria das atitudes dos alunos. No entanto, a melhoria apresentada não se pode considerar substancial e para todos. O principal contributo deste estudo, ainda que modesto, prende-se com as potencialidades das atividades implementadas e da confirmação da sua utilidade para clarificar atitudes/valores de alunos deste nível etário e melhorar o seu nível de raciocínio moral.
In a society increasingly malnourished values is necessary, according to Cabanas (1998) work them from the beginning of life. Thus, resulting in a research developed in education for values that was implemented for students of the 1st grade. This research is based on a socio-critical paradigm, according to a qualitative methodological perspective and based on a research action plan and its main purpose the implementation of educational activities for the values, adapted and used in this study, and their contributions to an improvement in attitudes and values in schools, students of a school in the central region 2017/18. For this, we developed five educational sessions for the values that allowed collect a wide range of data. After he collected proceeded to their content analysis, resorting to the webQDA software (version 3.0). On the results, they point to the level 1 and 2 of moral reasoning of these children, having as reference the work of Kolhberg. With regard to the "attitudes of students" seemed to be a gradual improvement over the sessions indicate activities implemented have contributed to an improvement in the attitudes of the students. However, the presented improvement can not be considered substantial and for all. The main contribution of this study, however modest, is related to the potential of the implemented activities and confirmation of its usefulness to clarify attitudes / values students of this agelevel and improve their level and moral reasoning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38345
DOI: 10.34624/ilcj.v9i1.3274
ISSN: 1647-7308
Appears in Collections:DEP - Artigos

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