Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38332
Title: A Maqueta - entre o espaço percebido e o espaço transformado: um estudo sobre a utilização do objeto tridimensional em Educação Visual
Other Titles: The Scale Model - between perceived space and transformed space:A study on the use of the three-dimensional object in Visual Education
Author: Couto, Liliana Alves
Keywords: Terceira dimensão
Percepção
Espaço construído
Desenho
Interdisciplinaridade
Issue Date: 27-Jul-2018
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: Este artigo resulta de um revisitar à minha tese de Mestrado1 em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada à Universidade de Aveiro em 2011, sob Orientação Científica da Professora Doutora Rosa Oliveira, cuja reescrita assume agora este formato após um distanciamento temporal. O trabalho de investigação abordou questões relativas à construção de uma maqueta, na disciplina de Educação Visual (artes visuais), perpectivada como exercício de interiorização e representação do espaço real. O estudo desenvolvido pretendeu na sua globalidade: demonstrar que a construção de uma maqueta – objecto tridimensional – se pode revelar importante enquanto área de formação e aperfeiçoamento pessoal dos alunos no que se refere às questões de apropriação, concepção e representação do espaço, e no enriquecimento da sua capacidade de expressão plástica; determinar em que termos a construção da maqueta representa uma actividade significativa na aquisição e desenvolvimento da noção de espaço, pela forma como é representado em desenhos de observação directa, e porque pode configurar um meio pelo qual o aluno mobiliza e desenvolve actividades psicomotoras de nível superior, designadamente a capacidade de conceber e representar volumes através da perspectiva e o controle na selecção, manipulação e organização dos materiais. Procurou ainda descrever, segundo a óptica construtivista, o comportamento dos alunos quando em contacto com aspectos relacionados à construção de uma maqueta, nomeadamente com as questões da sua funcionalidade, dimensões, escalas, distância, localização espacial, implicações geométricas, perspectiva e outras relações formais.
This article results from a review of my Master’s thesis on Teaching Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondar y Education, presented to the University of Aveiro in 2011, under the Scientific Or ientation of Professor Rosa Olivei ra, whose rewr iting now assumes this format After a temporar y distance. The work addressed issues about the building of a scale model, in the subject of Visual Education (visual ar ts), viewed as an exercise of internalization and representation of real space. The study developed was intended in its entirety: demonstrate that the scale model as a three dimensional object, may improve a great impor tance as an area of training and personal development of students in issues relating to ownership, design and representation of space, as well as enrich their ability to express them artistically; intents to examine the terms in which this achievement represents a significant question in acquisition and development of the concept of space as represented by the way students represent it in presence drawings; and why can set up a toll by which the student organizes and develops top-level psychomotor activities including the ability to represent volumes by the representation of the perspective, control at selection, manipulation and organization of materials. It also sought to describe, in the constructivist optics, the student behavior in contact with the various dimensions of the development of the scale model, especial ly on issues concer ning thei r functional it y, si ze, scale, distance, spatial location, geometric implications, perspective and other formal relationships.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38332
DOI: 10.34624/id.v10i2.11277
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11277-Proposta de artigo - para revisão cega-20789-1-10-20200124.pdf832.77 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.