Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38299
Title: Investigação em educação: olhares multirreferenciais e de mudança
Other Titles: Educational research:overview of multi-referentiality and changing
Author: Moreira, Elisabete Vaz
Keywords: Investigação em educação (IE)
Perspetivas epistemológicas
Percursos e desafios
Complexidade
Issue Date: 30-Jul-2020
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: São várias as perspetivas e referenciais epistemológicos, que estabelecem a necessidade de um olhar sistémico e ecológico em investigação em Educação no âmbito da sua ação e génese, em resultado do paradigma da complexidade e da multirreferencialidade em Educação. Não obstante a explanação dos diferentes quadros paradigmáticos e epistemológicos ultrapassar os limites deste debate sobre os modos de fazer investigação no quadro do paradigma da complexidade, pretende-se com base numa revisão narrativa da literatura estabelecer alguns referenciais em investigação em educação, refletindo sobre algumas das suas perspetivas epistemológicas, percursos e desafios na contemporaneidade: para quê investigar, o quê investigar e como investigar em educação? A literatura aponta para uma visão crítica quanto aos modos e processos como se faz investigação em educação, em geral, denunciando uma certa instrumentalização dos modos de fazer investigação pela hegemonia das regras e de uma investigação produtivista (accountability), que visa a obtenção de referenciais nacionais e internacionais (rankings).
There are several epistemological perspectives and benchmarks that requires a systemic and ecological attention on educational research regarding its action and genesis, aftereffect of the complexity and multi-referential paradigm in education. Despite that explanation of the different paradigmatic and epistemological frameworks overcomes the limits of this debate about the complexity paradigm of Education, intended based on a narrative literature review, its aimed to stablish some educational research rankings, considering some epistemological perspectives, path and contemporary challenges: why, what and how to research in education? The literature suggest a critical vision to the approaches and processes used to perform educational research, overall, reporting processes instrumentation on research by the rules supremacy and a high productivity-focused research (accountability), that allows to improve and achieve national and international rankings.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38299
DOI: 10.34624/id.v12i3.20007
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20007-Textos Originais (artigos incluídos na revisão de literatura)-39315-2-10-20200730.pdf469.72 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.