Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3821
Title: | Integração de um espaço virtual 3D num contexto de formação profissional a distância: um estudo de caso |
Author: | Ribeiro, Nuno Miguel Tavares Pinto |
Advisor: | Pedro, Luís Francisco Mendes |
Keywords: | Ensino multimédia Inovação pedagógica - Ensino superior - Portugal Ensino à distância E-learning Comunidades virtuais Formação profissional |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Uma parte significativa da investigação em tecnologias educativas
situa-se ao nível dos cursos de mestrado relacionados com esta área.
Este projecto de investigação, realizado no âmbito do mestrado em
Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro, pretende ser
mais um contributo para a investigação nessa área.
A investigação tem como objecto de estudo o contexto pedagógico
específico de um curso de formação a distância suportado
tecnologicamente por um projecto de integração entre o Formare® LMS
da PT Inovação e um espaço virtual 3D no Second Life®. O enfoque da
investigação é colocado nas actividades de “role-play” no espaço virtual
e no valor que podem acrescentar ao contexto pedagógico de um curso
de formação a distância ministrado por uma instituição de regulação
bancária/financeira. O estudo pretende ser uma avaliação prospectiva
desse potencial pedagógico, com base na análise das perspectivas das
equipas das três instituições envolvidas: a PT Inovação que idealizou o
projecto, o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de
Aveiro que o fundamentou e construiu e a instituição bancária que o
colocará em prática num teste-piloto.
O estudo mostra de que forma esta nova abordagem poderá
acrescentar valor à formação tradicionalmente facultada através do
Formare® LMS e os contextos em que a sua replicação constitui um
potencial incremento pedagógico.
Por último, faz referência às limitações de um estudo baseado num
protótipo, ainda não totalmente implementado, clarificando algumas
futuras oportunidades de desenvolvimento do projecto. A significant part of research on educational technology lies at the level of Master courses related to this area. This research project, conducted under the master's degree in Multimedia in Education, University of Aveiro, intends to be a contribution to research in this area. The research is aimed to study the pedagogical context of a specific distance training course technologically supported by a project to integrate the Formare® LMS and a 3D virtual space in Second Life®. The focus of research is put in the work of "role-play” in virtual space and how that can add value to the teaching context of a training course at the distance given by one institution of financial regulation . The study provides a prospective assessment of educational potential, based on analysis of the prospects of the teams from the three institutions involved: PT Inovação who conceived the project, the Department of Communication and Arts at the University of Aveiro that fundamented and built it and the institution of financial regulation that will put it into practice in a pilot test. The study shows how this new approach may add value to training traditionally provided by LMS Formare and the contexts in which its replication is a potential increase in teaching. Finally, references to the limitations of a study based on a prototype, not yet fully implemented, clarifying some future opportunities for development of the project. |
Description: | Mestrado em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3821 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.