Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38209
Title: Robótica educativa na formação inicial de professores: perceções sobre potenciais benefícios e obstáculos
Author: Silva, Ricardo
Costa, Cecília
Martins, Fernando
Keywords: Robótica educativa
Formação inicial de professores
Cenários de aprendizagem
TPACK
Issue Date: 20-Jun-2023
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: Estudos da especialidade e diretrizes internacionais indicam a integração de robótica educativa na prática letiva como promotora de aprendizagens matemáticas significativas, identificando como principais obstáculos à integração da robótica educativa o elevado grau de conhecimento específico envolvido e a escassez de suporte didático. O trabalho desenvolvido na formação contínua de professores evidencia o contributo positivo da possibilidade de articular a formação teórica com a integração da robótica educativa nas práticas letivas em contextos reais, tirando partido de ferramentas objetivas na construção dos planos de aula. Discute-se o contributo de uma intervenção para mudanças na perceção de futuras professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre potenciais benefícios (PB) e potenciais obstáculos (PO) da integração da robótica educativa nas suas práticas letivas. Não se detetaram diferenças, estatisticamente significativas, entre a pré e pós intervenção ao nível de PB nem ao nível de PO. Verificou-se a valorização das potencialidades e restrições da robótica educativa, particularmente no desenvolvimento de competências de resolução de problemas e comunicação matemática.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38209
DOI: 10.34624/id.v15i2.32571
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
32571-Proposta de artigo completa (com autores)-81180-1-10-20230621.pdf279.24 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.