Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/38209
Title: | Robótica educativa na formação inicial de professores: perceções sobre potenciais benefícios e obstáculos |
Author: | Silva, Ricardo Costa, Cecília Martins, Fernando |
Keywords: | Robótica educativa Formação inicial de professores Cenários de aprendizagem TPACK |
Issue Date: | 20-Jun-2023 |
Publisher: | CIDTFF - Universidade de Aveiro |
Abstract: | Estudos da especialidade e diretrizes internacionais indicam a integração de robótica educativa na prática letiva como promotora de aprendizagens matemáticas significativas, identificando como principais obstáculos à integração da robótica educativa o elevado grau de conhecimento específico envolvido e a escassez de suporte didático. O trabalho desenvolvido na formação contínua de professores evidencia o contributo positivo da possibilidade de articular a formação teórica com a integração da robótica educativa nas práticas letivas em contextos reais, tirando partido de ferramentas objetivas na construção dos planos de aula. Discute-se o contributo de uma intervenção para mudanças na perceção de futuras professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre potenciais benefícios (PB) e potenciais obstáculos (PO) da integração da robótica educativa nas suas práticas letivas. Não se detetaram diferenças, estatisticamente significativas, entre a pré e pós intervenção ao nível de PB nem ao nível de PO. Verificou-se a valorização das potencialidades e restrições da robótica educativa, particularmente no desenvolvimento de competências de resolução de problemas e comunicação matemática. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/38209 |
DOI: | 10.34624/id.v15i2.32571 |
ISSN: | 1647-3582 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
32571-Proposta de artigo completa (com autores)-81180-1-10-20230621.pdf | 279.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.