Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/38208
Title: | Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB |
Author: | Costa, Sofia Laura Silva, Ricardo Costa, Cecília Lopes, J. Bernardino Martins, Fernando |
Keywords: | STEM Robótica educativa Articulação curricular Cenários de aprendizagem Proposta didática |
Issue Date: | 20-Jun-2023 |
Publisher: | CIDTFF - Universidade de Aveiro |
Abstract: | A educação STEM faz parte do currículo de vários países a nível mundial. Em Portugal, embora isto não se verifique de forma explicita, existe uma crescente tendência para a integração de conteúdo das disciplinas STEM, identificada em diversas iniciativas e projetos de investigação. As práticas STEM são promotoras de ambientes motivadores, que permitem aos alunos desenvolverem competências através da resolução de problemas reais, de forma interdisciplinar e com recursos e materiais tecnológicos. Ao integrar a robótica educativa – que começa a estar presente nos documentos curriculares –, potenciam-se condições favoráveis à ocorrência de aprendizagens significativas, tornam-se concretos conceitos abstratos, e desenvolvem-se competências de comunicação, liderança, gestão e cooperação. A escassez de tarefas que integrem a robótica educativa com ligações curriculares é um dos obstáculos identificados na literatura. Assim, apresentamos um cenário de aprendizagem hipotético assente no modelo de ar condicionado, estabelecendo conexões entre o conteúdo matemático - com a possibilidade de exploração de diferentes conceitos e competências, mas com conexão mais forte com o tema Organização e Tratamento de Dados -, eficiência energética e sustentabilidade. Esta proposta didática permite uma adaptação a diferentes contextos dentro do 1.º Ciclo do Ensino Básico – sugerindo propostas didáticas de ampliação para os 3.º e 4.º anos –, possibilitando a exploração de competências e conceitos matemáticos. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/38208 |
DOI: | 10.34624/id.v15i2.32559 |
ISSN: | 1647-3582 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
32559-Proposta de artigo completa (com autores)-81177-1-10-20230621.pdf | 320.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.