Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3811
Title: | As tecnologias de videoconferência no ensino superior público português: boas práticas e tendências |
Author: | Martins, Samuel Frazão |
Advisor: | Silva, Lídia J. Oliveira Loureiro da |
Keywords: | Comunicação multimédia Videoconferências Ensino superior - Portugal Inovação educativa |
Defense Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente investigação visa compreender a utilização das tecnologias de
videoconferência nas instituições públicas portuguesas de Ensino Superior e,
especialmente, as tendências verificadas na utilização destas tecnologias. Visa
também propor um conjunto de recomendações promotoras de boas práticas
nessa utilização. Com o objectivo de comprovar as hipóteses traçadas foram
analisadas várias infra-estruturas de videoconferência de algumas destas
instituições, onde se realizou uma significativa recolha de dados sobre a
frequência, tipos de uso, tecnologias utilizadas, métodos de utilização,
objectivos dessa utilização e das várias interacções e foram entrevistados e
inquiridos vários tipos de utilizadores habituais das tecnologias de
videoconferência. Os dados recolhidos revelam que não existe uma tendência
de crescimento generalizada da utilização, que existe um grande
subaproveitamento dessas infra-estruturas nas várias instituições e que o
potencial das tecnologias de videoconferência não é aproveitado, em toda a
sua plenitude, pelas instituições públicas portuguesas de Ensino Superior. This investigation aims to understand the usage of the videoconference technologies in the Portuguese public high education institutions, especially the trends verified in the usage of these technologies in this environment and a set of recommendations promoting good practices in that usage. With the goal of proving the hypotheses and generating a deep understanding about these usages it had been analyzed several videoconference infrastructures of some of these institutions and accomplished an important data collection about the frequency, the types of usage, the technologies that had been used, the usage methods, the goals of that usage and the several interactions and it were interviwed and inquired several types of users that usually use the videoconference technologies. The information tell us that there isn’t a generalized growth tendency in that usage and there is a low usage of these kind of equipments in these institutions as well as the potential of the videoconference technologies that isn’t used to advantage by the Portuguese public high education institutions. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3811 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.