Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3811
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Lídia J. Oliveira Loureiro dapor
dc.contributor.authorMartins, Samuel Frazãopor
dc.date.accessioned2011-07-20T09:05:32Z-
dc.date.available2011-07-20T09:05:32Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3811-
dc.descriptionMestrado em Comunicação Multimédia-
dc.description.abstractA presente investigação visa compreender a utilização das tecnologias de videoconferência nas instituições públicas portuguesas de Ensino Superior e, especialmente, as tendências verificadas na utilização destas tecnologias. Visa também propor um conjunto de recomendações promotoras de boas práticas nessa utilização. Com o objectivo de comprovar as hipóteses traçadas foram analisadas várias infra-estruturas de videoconferência de algumas destas instituições, onde se realizou uma significativa recolha de dados sobre a frequência, tipos de uso, tecnologias utilizadas, métodos de utilização, objectivos dessa utilização e das várias interacções e foram entrevistados e inquiridos vários tipos de utilizadores habituais das tecnologias de videoconferência. Os dados recolhidos revelam que não existe uma tendência de crescimento generalizada da utilização, que existe um grande subaproveitamento dessas infra-estruturas nas várias instituições e que o potencial das tecnologias de videoconferência não é aproveitado, em toda a sua plenitude, pelas instituições públicas portuguesas de Ensino Superior.por
dc.description.abstractThis investigation aims to understand the usage of the videoconference technologies in the Portuguese public high education institutions, especially the trends verified in the usage of these technologies in this environment and a set of recommendations promoting good practices in that usage. With the goal of proving the hypotheses and generating a deep understanding about these usages it had been analyzed several videoconference infrastructures of some of these institutions and accomplished an important data collection about the frequency, the types of usage, the technologies that had been used, the usage methods, the goals of that usage and the several interactions and it were interviwed and inquired several types of users that usually use the videoconference technologies. The information tell us that there isn’t a generalized growth tendency in that usage and there is a low usage of these kind of equipments in these institutions as well as the potential of the videoconference technologies that isn’t used to advantage by the Portuguese public high education institutions.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação multimédiapor
dc.subjectVideoconferênciaspor
dc.subjectEnsino superior - Portugalpor
dc.subjectInovação educativapor
dc.titleAs tecnologias de videoconferência no ensino superior público português: boas práticas e tendênciaspor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4147.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.