Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38015
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, Luís Filipe Torrespt_PT
dc.date.accessioned2023-06-13T15:44:23Z-
dc.date.available2023-06-13T15:44:23Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.issn1647-7308pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/38015-
dc.description.abstractO caminho para a inclusão é um processo inacabado, em constante mudança e reconfiguração. Tem-se em Portugal um quadro legal assente numa abordagem integrada e contínua do percurso escolar dos alunos em escolas que respondam às necessidades de todos e de cada aluno, promovendo a sua inclusão para o sucesso educativo.Este artigo não pretende constituir-se como uma revisão exaustiva de literatura, mas sim oferecer uma visão sobre o conceito de inclusão, a sua implementação em Portugal, procurando articular diferentes contributos nacionais e estrangeiros. Tendo em consideração a referida problemática descrita, esta análise crítico-reflexiva procurará darrespostas a duas questões orientadoras sobre a educação inclusiva nas escolas portuguesas: (i) qual a realidade da educação inclusiva no contexto português? e (ii) que desafios se colocam à promoção da educação inclusiva no contexto português? Com vista adesenvolver umaanálise crítico-reflexiva às duas questões apresentadas, este artigo apresenta como objetivos (i) traçar um enquadramento teórico-conceptual da inclusão em educação em Portugal, (ii) apresentar um retrato da educação inclusiva em Portugal e (iii) apresentar os desafios colocados à promoção da inclusão no campo educativo decorrente das últimas investigações da área. Decorrentes da análise efetuada identificam-se fatores relevantes na promoção da educação inclusiva em Portugal, incluindo-se a (i) formação e recrutamento de professores, (ii) colaboração ativa na comunidade educativa, (iii) dinamização de novos recursos associados à abertura de novos espaços para a inclusão e (iv) gestão e monitorização da educação inclusiva.pt_PT
dc.description.abstractThe path to inclusion is an unfinished process, in constant change and reconfiguration. Portugal has a legal framework based on an integrated and continuous approach to the school career of students in schools that respond to the needs of each and every student, promoting their inclusion for educational success.This article is not intended to be an exhaustive literature review, but rather to offer an overview of the concept of inclusion, its implementation in Portugal, seeking to articulate different national and foreign contributions. Taking into account the aforementioned problem, this critical-reflective analysis will seek to provide answers to two guiding questions about inclusive education in Portugueseschools: (i) what is the reality of inclusive education in the Portuguesecontext? and (ii) what challenges are there to promote inclusive education in the Portuguesecontext? Aiming to develop a critical-reflectiveanalysison the two issues presented, this article intends to (i) outline a theoretical-conceptual framework of inclusion in education in Portugal, (ii) present a portrait of inclusive education in Portugal and (iii) present the challenges posed to the promotion of inclusion in the educational field resulting from the latest investigations in the area.As a result of the analysis carried out, relevant factors are identified in the promotion of inclusive education in Portugal, including (i) training and recruitment of teachers, (ii) active collaboration in the educational community, (iii) dynamization of new resources associated with the opening of new spaces for inclusion and (iv) management and monitoring of inclusive education.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleUm olhar sobre a educação inclusiva em Portugalpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage140pt_PT
degois.publication.issue2pt_PT
degois.publication.lastPage157pt_PT
degois.publication.titleInternet Latent Corpus Journalpt_PT
degois.publication.volume12pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/ilcj.v12i2.30876pt_PT
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
30876-Texto do Trabalho-77209-1-10-20230322.pdf247.01 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.