Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38013
Title: Liderança e gestão de escolas em Portugal: uma análise dos resultados obtidos na avaliação externa de escolas (3.º ciclo)
Author: Silva, Jennifer Alejandra Sérgio da
Pinto, Márcia Honório Portella
Keywords: Avaliação externa das escolas
Inspeção da Educação
Liderança
Gestão Escolar
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente artigo teve como foco de análise os resultados divulgados pela Inspeção-Geral da Educação e da Ciência (IGEC), em contexto de avaliação externa de escolas da região centro de Portugal, com especial incidência no terceiro ciclo avaliativo e, especificamente, no que concerne ao domínio da Liderança e Gestão. Uma análise dos relatórios globais da atividade da avaliação externa, disponibilizados na página eletrónica da IGEC, possibilitou aferir informações de treze agrupamentos de escolas de uma determinada região, avaliados no ano letivo 2019/2020, tendo sido estabelecidas, neste estudo, quatro categorias de análise: i. Classificações obtidas; ii. Pontos fortes, iii. Áreas de melhoria e iv. Avaliação da liderança pelo pessoal docente e não-docente. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa e de paradigma interpretativo. Recorreu-se à técnica de análise de conteúdo no tratamento dos dados. Os resultados demonstraram que existe um reconhecimento do trabalho consignado às lideranças e à gestão, sendo que os pontos fortes se sobrepõem às áreas de melhoria. Mereceu especial atenção, neste estudo, a visão que o pessoal docente e não docente tem das lideranças das organizações escolares.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38013
DOI: 10.34624/ilcj.v12i2.30207
ISSN: 1647-7308
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
30207-Texto do Trabalho-74162-1-10-20221214.pdf241.27 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.