Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37341
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Nuno Rafael de Oliveirapt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Paulapt_PT
dc.contributor.authorFerreira, Isabel Cristina Barbosapt_PT
dc.date.accessioned2023-04-26T08:43:04Z-
dc.date.available2023-04-26T08:43:04Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/37341-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo o estudo dos módulos 3, 4 (Estatística) e 5 (Probabilidades) incluídos no programa da disciplina de Gestão e Modelação Matemática da Informação. Esta disciplina integra a componente científica do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Nas sequências didáticas apresentadas são utilizadas as ferramentas digitais, Google Classroom, Google Forms para fornecer aos alunos as atividades a executar, Google Drive para guardar o trabalho em construção e Padlet para publicação do trabalho final. A folha de cálculo Excel e o software de geometria dinâmica GeoGebra foram os recursos digitais utilizados para dar resposta aos trabalhos solicitados e as plataformas Quizizz e Mentimeter serviram para consolidar os conhecimentos adquiridos. A utilização destas ferramentas, permitiu aos discentes desenvolver a autonomia, a motivação e a confiança, adquirindo os conceitos matemáticos envolvidos com sucesso.pt_PT
dc.description.abstractThe present work aimed to study modules 3, 4 (Statistics) and 5 (Probability) included in the program of the discipline Management and Mathematical Modeling of Information. This course integrates the scientific component of the 10th grade of Curso Professional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. In the presented didactic sequences, digital tools like Google Classroom, Google Forms are used to give students activities to do and Padlet to submit the final work. The Excel spreadsheet and the dinamyc geometry software GeoGebra, were digital resources used to give answers to the given works. The Quizizz and Mentimeter platforms were used to consolidate the acquired knowledge. The use of these tools allowed students to develop autonomy, motivation and confidence and, finally, successfully acquire the mathematical concepts involved.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEnsino profissionalpt_PT
dc.subjectAprendizagens ativaspt_PT
dc.subjectEstatísticapt_PT
dc.subjectProbabilidadespt_PT
dc.titleAprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Matemática para Professorespt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Isabel_Ferreira.pdf8.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.