Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/37341
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bastos, Nuno Rafael de Oliveira | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Paula | pt_PT |
dc.contributor.author | Ferreira, Isabel Cristina Barbosa | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T08:43:04Z | - |
dc.date.available | 2023-04-26T08:43:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/37341 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo o estudo dos módulos 3, 4 (Estatística) e 5 (Probabilidades) incluídos no programa da disciplina de Gestão e Modelação Matemática da Informação. Esta disciplina integra a componente científica do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Nas sequências didáticas apresentadas são utilizadas as ferramentas digitais, Google Classroom, Google Forms para fornecer aos alunos as atividades a executar, Google Drive para guardar o trabalho em construção e Padlet para publicação do trabalho final. A folha de cálculo Excel e o software de geometria dinâmica GeoGebra foram os recursos digitais utilizados para dar resposta aos trabalhos solicitados e as plataformas Quizizz e Mentimeter serviram para consolidar os conhecimentos adquiridos. A utilização destas ferramentas, permitiu aos discentes desenvolver a autonomia, a motivação e a confiança, adquirindo os conceitos matemáticos envolvidos com sucesso. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present work aimed to study modules 3, 4 (Statistics) and 5 (Probability) included in the program of the discipline Management and Mathematical Modeling of Information. This course integrates the scientific component of the 10th grade of Curso Professional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. In the presented didactic sequences, digital tools like Google Classroom, Google Forms are used to give students activities to do and Padlet to submit the final work. The Excel spreadsheet and the dinamyc geometry software GeoGebra, were digital resources used to give answers to the given works. The Quizizz and Mentimeter platforms were used to consolidate the acquired knowledge. The use of these tools allowed students to develop autonomy, motivation and confidence and, finally, successfully acquire the mathematical concepts involved. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino profissional | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens ativas | pt_PT |
dc.subject | Estatística | pt_PT |
dc.subject | Probabilidades | pt_PT |
dc.title | Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.description.master | Mestrado em Matemática para Professores | pt_PT |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DMat - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Isabel_Ferreira.pdf | 8.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.