Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Nélia Maria Marques dapt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Maria da Conceição Cristo Santospt_PT
dc.contributor.authorSilva, Ada Martins dapt_PT
dc.date.accessioned2023-04-24T08:52:13Z-
dc.date.available2023-04-24T08:52:13Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/37296-
dc.description.abstractNesta dissertação apresentam-se algumas questões fundamentais no ensino do tema Organização e Tratamento de Dados (OTD) no segundo ciclo do Ensino Básico. Foram trabalhadas diversas tarefas com uma turma do 6º ano de escolaridade e com o principal objetivo de identificar e analisar dificuldades e constrangimentos evidenciados por alunos ao longo da aplicação de conceitos da unidade de ensino OTD ao nível de quatro tópicos: conceitos estatísticos (dados e variáveis); representações em tabelas; representações em gráficos e cálculo de medidas. O trabalho desenvolve-se ao longo de três partes: a primeira faz um breve enquadramento histórico dos conceitos de Estatística nos conteúdos curriculares da disciplina de Matemática; a segunda parte apresenta o contexto teórico de alguns conceitos estatísticos; a parte final apresenta o trabalho desenvolvido, em sala de aula, com os alunos e respetiva análise e conclusões. A realização deste trabalho evidenciou algumas dificuldades reveladas pelos alunos, deste nível de ensino, na compreensão de conceitos e procedimentos de Estatística. Os resultados sugerem que os alunos enfrentam dificuldades em diferentes conceitos estatísticos, no entanto, estas dificuldades não se verificam na compreensão dos conceitos e sua definição, mas ao nível da compreensão e interpretação das propriedades dos conceitos, relacionando-os e aplicando-os em diferentes situações.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation presents some fundamental questions in the teaching of the Organization and Data Treatment (OTD) theme, in the second cycle of Basic Education. With a 6th grade class, several tasks were done with the main goal of identifying and analyzing the difficulties and constraints evidenced by the students during the application of concepts of the OTD teaching unit at the level of four topics: statistical concepts (data and variables); representations in tables; representations in graphs and calculation of measures. The development of this work was split in three parts: in the first part a brief historical framework of the concept of statistics in the curricular contents of the discipline of Mathematics is made; the second part presents the theoretical context of some statistical concepts; and lastly, the work developed in the classroom with the students is presented, alongside with some analysis and conclusions. This work proved that the students from this level of teaching reveal several struggles in the understanding of concepts and procedures of Statistics. However, these difficulties do not occur in the understanding of the concepts or their definitions, but in the understanding/ interpretation of the properties of the concepts, as well as relating and applying them on different situations.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectEstatísticapt_PT
dc.subjectLiteracia estatísticapt_PT
dc.subjectRaciocínio estatísticopt_PT
dc.subjectOrganização e tratamento de dadospt_PT
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.subject2º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.titleQuestões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.description.masterMestrado em Matemática para Professorespt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ada_Silva.pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.