Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36168
Title: Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3º ano: o recurso didático Poly-Universe in School Education
Author: Teixeira, Diana Filipa Pais
Advisor: Neto, Maria Teresa Bixirão
Keywords: Recursos didáticos
PUSE
Matemática
Expressões artísticas
Geometria
Medida
Defense Date: 5-Dec-2022
Abstract: O presente Relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, lecionada no decorrer do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O seu principal objetivo é compreender o contributo que a utilização do kit PUSE (Poly-Universe in School Education) tem no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos relacionados com a área e o perímetro de figuras geométricas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como o seu contributo na abordagem de tarefas de Expressões Plásticas. Desta forma, esta pesquisa pretende responder à questão “Qual o contributo do PUSE na resolução de tarefas, envolvendo conceitos matemáticos e expressões plásticas?”. No intuito de responder à questão referida, foram implementadas tarefas numa turma de 3.º ano, recorrendo à utilização das peças PUSE e abordando conteúdos relacionados com a área e perímetro de figuras geométricas como o quadrado e o triângulo, assim como tarefas de expressão criativa relacionadas com Artes Visuais. A recolha de dados foi realizada através da observação participante, notas de campo e registo fotográfico, tendo sido a metodologia da investigação de natureza qualitativa, tendo uma vertente mais descritiva e interpretativa. Após a análise dos resultados obtidos na implementação da investigação, conclui-se que, através da utilização do PUSE em tarefas de cariz matemático e artístico, os alunos apresentaram maior motivação para a realização de tarefas em ambiente de sala de aula, resultando em menos dificuldades na realização de tarefas, demonstrando, ainda, desenvolvimento relativo à visualização de figuras e na composição e decomposição de figuras geométricas. Foi também possível concluir que através da utilização do referido recurso, os alunos conseguiram expressar-se criativamente de novas formas, trabalhando a sua criatividade e coordenação motora, a partir da utilização das peças do kit para criar diferentes construções e representações das suas construções recorrendo a desenhos.
This report was developed in the context of the curricular unit of Supervised Pedagogical Practice, taught during the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Primary School Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education. Its main objective is to understand the contribution that the use of the PUSE (Poly-Universe in School Education) kit has in the teaching-learning process of mathematical content related to the area and perimeter of geometric figures in the 1st cycle of basic education, as well as its contribution to the approach of Plastic Expressions activities. Thus, this research aims to answer the question "What is the contribution of PUSE in solving tasks involving mathematical concepts and plastic expressions?". In order to answer this question, activities were implemented in a 3rd grade class, using PUSE pieces and addressing contents related to the area and perimeter of geometric figures such as the square and the triangle, as well as creative expression activities related to Visual Arts. Data collection was conducted through participant observation, field notes and photographic record, and the research methodology was qualitative in nature, with a more descriptive and interpretive approach. After analyzing the results obtained in the implementation of the research, it was concluded that, through the use of PUSE in mathematical and artistic activities, students showed greater motivation to carry out activities in the classroom environment, resulting in fewer difficulties in performing tasks, also demonstrating development related to the visualization of figures and the composition and decomposition of geometric figures. It was also possible to conclude that through the use of this resource, students were able to express themselves creatively in new ways, working on their creativity and motor coordination by using the kit pieces to create different constructions and representations of their constructions using drawings.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36168
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Diana_Teixeira.pdf11.67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.