Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35957
Title: Potencialidades de recursos educativos digitais na educação em ciências do 2º CEB
Author: Vieira, Ana Catarina Sá Couto
Advisor: Vieira, Rui Marques
Clemente, Mariana Ribeiro
Keywords: Recursos educativos digitais
Educação em ciências
2.º CEB
Defense Date: 13-Dec-2022
Abstract: Ao longo das últimas décadas tem-se presenciado uma constante mudança na sociedade, fruto dos fortes avanços científico-tecnológicos. Decorrentes destes avanços surgem as renovações na sociedade quer a nível político, económico, social, científico como tecnológico. Neste sentido, pressupõe-se a necessidade de acompanhar estes avanços para se formar cidadãos capazes de intervir e agir numa sociedade em mudança, ou seja, que estejam aptos a agir criticamente e a solucionar os problemas do quotidiano. Com isto, surge a necessidade da escola, em geral, e, em particular, da educação em ciências, desde os primeiros anos, acompanhar os avanços científico-tecnológicos, de modo a formar cidadãos conscientes e interventivos na sociedade. Simultaneamente, levanta-se a importância de auxiliar o ensino formal com o ensino não-formal, de forma a integrar em sala de aula questões e vivências do quotidiano. Assim, o presente estudo retrata um Projeto de Intervenção-Investigação, desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, com alunos voluntários do 5.º ano de escolaridade. Esta investigação teve como finalidade desenvolver (conceber, planificar e implementar) atividades utilizando recursos educativos digitais de forma a potencializar a aprendizagem na educação em ciências, mais concretamente, de conteúdos sobre a Biodiversidade. A metodologia adotada no presente estudo é, essencialmente, de natureza qualitativa e está enquadrada num plano de estudo de caso. Neste sentido, procedeu-se, em primeiro lugar, à conceção e planificação das atividades utilizando recursos educativos digitais que promovessem aprendizagens sobre a Biodiversidade. Ao longo do processo de planificação das atividades, estas iam sendo validadas pelos orientadores do estudo. Por fim, foram obtidos dados, recorrendo à aplicação de um questionário (adaptado de Fonseca (2017) e Venâncio (2021)). Os resultados decorrentes da implementação das atividades, em duas fases distintas, com o objetivo de efetuar o levantamento inicial e final dos conhecimentos dos alunos participantes sobre a referida temática. Foram também utilizados outros instrumentos de recolha de dados como, por exemplo, os registos escritos dos alunos. Para analisar os diferentes instrumentos utilizados foi realizada uma análise de conteúdo. Os resultados alcançados traduzem-se em indicadores que apontam para a mobilização e aprendizagem de conhecimentos sobre a Biodiversidade como, por exemplo, do seu conceito e da sua importância. Concluindo, as atividades implementadas revelaram potencializar a aprendizagem de conhecimentos sobre a Biodiversidade e o contributo deste estudo, ainda que modesto dado o tempo de intervenção, foi enriquecedor para a mobilização explícita de aprendizagens sobre a Biodiversidade.
Over the last few years we have witnessed a constant change in society, the result of strong scientific-technological advances. As an outcome of these advances come renewals in society at political, economic, social, scientific and technological levels. This way, it is necessary to keep up with these advances in order to educate citizens able to intervene and act in a changing society, that is, citizens who are able to act critically and solve daily problems. With this appears the need for school education, in general, and in particular science education, from the earliest stages, to follow the scientific-technological advances, in order to develop citizens who are aware and able to intervene in society. Simultaneously, the importance of supporting formal education with non-formal education is brought up, in order to bring into the classroom issues and experiences of life in society. Thus, the following study portrays an Intervention-Research Project, developed in the scope of the Supervised Pedagogical Practice, with volunteer 5th grade students. The purpose of this research was to develop (design, plan and implement) activities using digital educational resources in order to empower learning in science education, more specifically, contents about Biodiversity. The methodology adopted in this study is essentially qualitative and is framed in a case study plan. Therefore, the first step was the design and planning of activities using digital educational resources to promote learning about Biodiversity. Throughout the process of planning the activities, these were validated by the study advisors. At last, the results obtained after the activities implementation were evaluated using a questionnaire (adapted from Fonseca (2017) and Venâncio (2021)) in two distinct phases, in order to analyze the initial and final knowledge of the participating students regarding Biodiversity. However, other data collection instruments were used, such as the students' written notes. To analyze the different tools used, a content analysis was designed. The final results indicate to a mobilization and learning on Biodiversity knowledge, as its concept and significance. In conclusion, the implemented activities led to an increase in Biodiversity´s knowledge learning, and the research contribute, despite humble given the intervention time, was a great plus to the explicit learning mobilization about Biodiversity.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35957
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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