Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35688
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dc.contributor.authorRodrigues, Pedropt_PT
dc.contributor.authorStreitova, Monikapt_PT
dc.date.accessioned2023-01-10T10:12:35Z-
dc.date.available2023-01-10T10:12:35Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/35688-
dc.description.abstractA presente conferência pretende, primeiramente, elencar o repertório escrito por compositores portugueses ou residentes em Portugal no século XXI para a formação flauta e guitarra (com ou sem eletrónica). Será apresentada uma breve descrição biográfica dos compositores e uma sucinta análise instrumental, discursiva e textural. Paralelamente, foram analisados os intérpretes envolvidos na estreia e o recurso a processos colaborativos suscitadores de uma maior adequação idiomática e ainda a descrição das instituições ligadas à criação e estreia das obras mencionadas. De seguida, realiza-se uma contextualização do repertório mencionado na sua fixação em múltiplos formatos documentais e momentos performáticos. Uma análise aos elementos descritivos referentes à circulação e consequente difusão das obras ilustra a dificuldade do repertório nacional transpor temporalmente não apenas o momento de estreia como, em múltiplas ocasiões, o próprio ensemble dedicatário. Particular relevo será concedido ao repertório misto elencado, pois este provocará uma discussão adicional inerente à complexidade e perenidade dos sistemas usados e, consequentemente, à eventual obsolescência de obras com estas características técnicas. Sobre a música mista será ainda mencionada a tríplice relação criativa, compositor-intérprete-performador, e a necessidade de criar uma estrutura de registo de materiais e processos, uma multiplicidade de sistemas eletroacústicos e alertar para os diversos graus de adequação e mutabilidade sonora como alargamento das possibilidades expressivas no campo do meio eletroacústico. Realçar-se-á a riqueza e pluralidade estilística e criativa do repertório para guitarra e flauta, os seus múltiplos agentes e, finalmente, a urgência de fomentar e estabelecer recursos universalmente acessíveis com especial foco nos ensembles de estudantes de instituições de ensino superior de música portuguesas e internacionais.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMúsica contemporâneapt_PT
dc.subjectMúsica mistapt_PT
dc.subjectFlautapt_PT
dc.subjectGuitarrapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleProblemáticas do repertório para flauta e guitarra português do século XXI: efemeridade e difusãopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
ua.event.date30 setembro, 2022pt_PT
degois.publication.locationBragapt_PT
degois.publication.titleI Congresso Guitarrístico de Braga. Bragapt_PT
Appears in Collections:INETmd - Comunicações

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