Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35627
Title: Caminhos em criação artística: em busca de uma experiência vívida na performance da composição “Le corps qui habite en moi” de Yugo Sano Mani
Author: Durante, Letícia Maia
Keywords: Performance musical
Performance como criação
Movimentos corporais
Gesto
Composição inédita
Flauta solo
Issue Date: 3-Dec-2022
Publisher: UA Editora
Abstract: Esta investigação artística insere-se no meu projeto de doutoramento que está a decorrer. A integração corpo-mente e a valorização do corpo como agente do processo criativo na performance musical tem sido uma discussão muito presente nos últimos vinte anos. O autor Fernando Iazzeta (1997) aponta que o desenvolvimento dos meios de gravação e reprodução no final do século XX produziu um desvanecimento da dimensão gestual em música, pois o som gravado passou a ter mais destaque em relação as performances ao vivo. Fundamentado nisso, verifica-se no contexto da música de concerto instrumental uma tendência para a anulação do corpo na performance onde o ou a instrumentista adotam posturas rígidas e estáticas na tentativa de não comprometer a qualidade sonora, vestem-se uniformemente de negro e permanecem concentrados em uma folha de papel sob a estante, enquanto o público permanece sentado a ouvir igualmente sem demonstrar suas emoções (Small, 1998). Desta forma o corpo do próprio ou da própria performer é visto como um mero reprodutor do discurso sonoro, não como agente criador. Ao compreender a performance musical como uma experiência complexa que integra não somente a audição, mas também outros sentidos e com o intuito de reconectar com o poder criativo do corpo através da intersecção com a dança, foi criada uma performance da composição inédita “Le corps qui habite en moi” (2022) do compositor Yugo Sano Mani em que os gestos musicais são exteriorizados criando uma coreografia para esta composição. Serão também explorados neste contexto elementos visuais inspirados na técnica de pintura oriental “Sumi-ê” para auxiliar na construção da narrativa performativa. Desta forma espera-se conseguir afetar o público na mesma proporção em que a performer se conseguir conectar deste mesmo modo na sua performance.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/35627
DOI: 10.48528/jtbd-m574
ISBN: 978-972-789-818-3
Appears in Collections:INETmd - Comunicações

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