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dc.contributor.authorDurante, Letícia Maiapt_PT
dc.date.accessioned2023-01-05T10:25:31Z-
dc.date.available2023-01-05T10:25:31Z-
dc.date.issued2022-12-03-
dc.identifier.isbn978-972-789-818-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/35627-
dc.description.abstractEsta investigação artística insere-se no meu projeto de doutoramento que está a decorrer. A integração corpo-mente e a valorização do corpo como agente do processo criativo na performance musical tem sido uma discussão muito presente nos últimos vinte anos. O autor Fernando Iazzeta (1997) aponta que o desenvolvimento dos meios de gravação e reprodução no final do século XX produziu um desvanecimento da dimensão gestual em música, pois o som gravado passou a ter mais destaque em relação as performances ao vivo. Fundamentado nisso, verifica-se no contexto da música de concerto instrumental uma tendência para a anulação do corpo na performance onde o ou a instrumentista adotam posturas rígidas e estáticas na tentativa de não comprometer a qualidade sonora, vestem-se uniformemente de negro e permanecem concentrados em uma folha de papel sob a estante, enquanto o público permanece sentado a ouvir igualmente sem demonstrar suas emoções (Small, 1998). Desta forma o corpo do próprio ou da própria performer é visto como um mero reprodutor do discurso sonoro, não como agente criador. Ao compreender a performance musical como uma experiência complexa que integra não somente a audição, mas também outros sentidos e com o intuito de reconectar com o poder criativo do corpo através da intersecção com a dança, foi criada uma performance da composição inédita “Le corps qui habite en moi” (2022) do compositor Yugo Sano Mani em que os gestos musicais são exteriorizados criando uma coreografia para esta composição. Serão também explorados neste contexto elementos visuais inspirados na técnica de pintura oriental “Sumi-ê” para auxiliar na construção da narrativa performativa. Desta forma espera-se conseguir afetar o público na mesma proporção em que a performer se conseguir conectar deste mesmo modo na sua performance.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPerformance musicalpt_PT
dc.subjectPerformance como criaçãopt_PT
dc.subjectMovimentos corporaispt_PT
dc.subjectGestopt_PT
dc.subjectComposição inéditapt_PT
dc.subjectFlauta solopt_PT
dc.titleCaminhos em criação artística: em busca de uma experiência vívida na performance da composição “Le corps qui habite en moi” de Yugo Sano Manipt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
ua.event.date3 dezembro, 2022pt_PT
degois.publication.firstPage48pt_PT
degois.publication.lastPage48pt_PT
degois.publication.locationAveiropt_PT
degois.publication.titlePost-in-progress: abstracts of the 6th International Post-Graduate: Forum for Studies in Music and Dancept_PT
dc.identifier.doi10.48528/jtbd-m574pt_PT
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