Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35620
Title: Proposta da atividade pedagógica UrbioBlitz: conexão emocional dos habitantes com os espaços públicos urbanos
Author: Draghi, Julia
Advisor: Pires, Sara Moreno
Pombo, Lúcia
Keywords: Atividade pedagógica
UrbioBlitz
Urbanismo
Ambiente
Educação
Conexão emocional
Espaços públicos urbanos
Cidades
Sentido de pertença
Caminhadas
Educação ambiental
Participação cidadã
Biodiversidade urbana
Defense Date: 28-Nov-2022
Abstract: Atualmente, a elevada concentração de pessoas que residem em cidades, geram impactos negativos no estilo de vida e qualidade de vida dos seus habitantes. Por estas razões, nota-se um distanciamento dos cidadãos urbanos, sendo pouco participativos na tomada de decisões públicas e, com reduzido contacto com espaços públicos verdes, devido à frágil ligação emocional das pessoas com estes espaços, impactando negativamente no meio ambiente local (e consequentemente global). Para inverter este cenário urbano e promover a qualidade de vida, pretende-se apresentar uma atividade pedagógica, denominada UrbioBlitz, cujo objetivo é estimular a ligação das pessoas que vivem em cidades com os espaços públicos e o contexto histórico, urbano e natural que os rodeia, de forma cognitiva e sensorial, estimulando a participação cívica, a consciência ambiental e o sentimento de pertença. A atividade foi inspirada pela ferramenta chamada "BioBlitz", mas acrescenta uma abordagem urbanística à sua implementação. A investigação da dissertação é qualitativa e apresenta as seguintes etapas para a construção da atividade UrbioBlitz: observações de campo, levantamento bibliográfico, experimentações da atividade, e entrevistas com 13 especialistas de áreas de investigação distintas. Os entrevistados apresentaram sugestões de melhoria da atividade, nomeadamente: 40% recomendaram que a atividade fosse acessível e replicável a todos, 20% que a atividade UrbioBlitz fosse incorporada no planeamento e gestão dos espaços públicos, 20% indicaram que a atividade tinha potencial para acrescentar um aspeto tecnológico, como uma aplicação digital, e os últimos 20% recomendaram que a atividade UrbioBlitz fosse continuamente testada. Os pontos fortes da atividade UrbioBlitz expostos pelos entrevistados foram: 35% destacaram a capacidade de estimular novas formas de olhar e experimentar os espaços públicos, 23,5% afirmaram a capacidade do UrbioBlitz promover a ligação emocional aos espaços públicos, promover a cidadania ambiental (17,6%), promover a participação dos cidadãos nos processos de tomada de decisão com o planeamento dos espaços públicos (17,6%) e finalmente, 6% afirmaram que a atividade de UrbioBlitz é acessível e prática na sua implementação. Espera-se que com a implementação desta atividade se possa contribuir positivamente para a qualidade de vida das pessoas, reforçando a ligação emocional dos habitantes com os espaços públicos do lugar onde vivem.
Currently, due to the high concentration of population in cities, generate negative impacts on the lifestyle and quality of life of its inhabitants. For these reasons, there is a distancing of urban citizens, being little participatory in public decision-making and with reduced contact with green public spaces, due to people's fragile emotional attachment to these spaces, negatively impacting the local (and consequently global) environment. To reverse this urban scenario and promote quality of life, we intend to present an educational activity, called UrbioBlitz, which aims to stimulate the connection of people living in cities with public spaces and the historical, urban and natural context that surrounds them, in a cognitive and sensory way, stimulating civic participation, environmental awareness and a sense of belonging. The activity was inspired by the tool called "BioBlitz” but adds an urbanistic approach to its implementation. The dissertation research is qualitative and presents the following steps for the construction of the UrbioBlitz activity: field observations, literature survey, experimentations of the activity, and interviews with 13 experts from different research areas. The interviewees made suggestions for improving the activity, namely: 40% recommended that the activity be accessible and replicable for everyone, 20% that the UrbioBlitz activity be incorporated into the planning and management of public spaces, 20% indicated that the activity had the potential to add a technological aspect, such as a digital app, and the last 20% recommended that the UrbioBlitz activity be continuously tested. The strengths of the UrbioBlitz activity exposed by the respondents were: 35% highlighted the ability to stimulate new ways of looking at and experiencing public spaces, 23.5% stated the ability of UrbioBlitz to promote emotional attachment to public spaces, promote environmental citizenship (17.6%), promote citizen participation in decision-making processes with the planning of public spaces (17.6%) and finally, 6% stated that the UrbioBlitz activity is accessible and practical in its implementation. It is expected that with the implementation of this activity it can contribute positively to people's quality of life, strengthening the emotional connection of the inhabitants with the public spaces of the place where they live.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35620
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Julia_Draghi.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.